O Santander Universidades lançou um desafio global para startups e scaleups de 11 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, EUA, Espanha, México, Portugal, Polônia, Reino Unido e Uruguai) com o objetivo de encontrar soluções inovadoras e sustentáveis para a Fórmula 1®. A ação, chamada de Santander X Global Challenge | Countdown to Zero, vai auxiliar a indústria automotiva na compensação de emissões de carbono nas áreas de mobilidade, logística e transporte.

O Santander chegou a um acordo com a F1® para promover iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da indústria automotiva até 2025. O lançamento do Santander X Global Challenge é a primeira de muitas ações que terão a F1® cumprindo um papel relevante como parte do júri do programa e na promoção das ideias mais relevantes para a entidade.

A colaboração está alinhada com o compromisso da F1® de atingir emissões líquidas de carbono zero até 2030 como parte de sua estratégia de sustentabilidade, que inclui a introdução de combustíveis 100% sustentáveis até 2026 e o emprego de inovações que mitigarão as emissões de carbono. As inscrições do programa vão até 08 de setembro. As startups e scaleups selecionadas apresentarão seus projetos para uma destas três categorias:

– On The Track: para quem deseja apresentar projetos relacionados ao futuro da mobilidade sustentável com zero emissão de carbono.

– On the move: para quem oferece soluções que aumentam a sustentabilidade ambiental no domínio da logística e dos transportes, seja rodoviário, marítimo ou aéreo.

– Balance to zero: gerar alternativas inovadoras para compensar a pegada de carbono.

Para Juan Manuel Cendoya, diretor de Comunicação, Marketing Corporativo e Estudos do Grupo Santander, “O Santander X está ajudando milhares de empreendedores a levar suas ideias mais longe e mais rápido. A parceria com a Fórmula 1® leva esse apoio a um novo patamar, criando oportunidades para as empresas unirem forças com um dos esportes mais inovadores do mundo e apoiarem a transição para uma economia de baixo carbono. Estamos muito satisfeitos e desejamos muito sucesso a todos os empreendedores”, declara.

Nicolás Vergara, superintendente executivo do Santander Universidades, destaca o compromisso do Santander Universidades com o empreendedorismo. “A transição verde é um dos desafios mais urgentes que enfrentamos, não só nas empresas, mas também na sociedade. No Santander Universidades, mantemos um firme compromisso com o empreendedorismo há 25 anos e estamos sempre valorizando projetos com soluções sustentáveis. No ano passado, apoiamos mais de 23.000 empreendimentos emergentes, microempreendedores, pequenas e médias empresas, por meio de treinamentos e conectando-as com os recursos de que precisam. Agora está na hora de conectar boas soluções com a F1®”, afirma.    

Brandon Snow, diretor Comercial da F1®, acredita que a inciativa vai desafiar a marca a ser mais sustentável. “A Fórmula 1® está traçando um caminho para chegar a zero emissão líquida de carbono até 2030, e é ótimo colaborar novamente com o Santander, que tem uma longa associação com o esporte. Este desafio, e nossa colaboração mais ampla, celebra o que torna o esporte tão especial por meio da tecnologia e da inovação, pois buscamos criar um mundo mais sustentável”, diz.

Os melhores projetos passarão por diferentes processos de avaliação até chegar à fase final em que competirão as 20 melhores soluções. Serão 10 startups e 10 scaleups apresentando suas iniciativas em outubro perante um júri internacional composto por especialistas de diversos setores, incluindo um membro da F1®.

Por fim, serão escolhidos três projetos vencedores de cada categoria, que receberão 120.000 euros em prêmios: 30.000 euros para as três startups vencedoras (10.000 euros cada) e 90.000 euros para as três melhores scaleups (30.000 euros cada). Todos eles terão acesso ao Santander X 100, a comunidade empresarial global exclusiva dos projetos mais destacados do Santander X, que os conecta os premiados a uma comunidade internacional de networking, treinamentos, capital, clientes e talentos.

Os vencedores apresentarão suas soluções aos responsáveis pela F1® e terão o apoio da marca na divulgação de suas soluções, tanto em suas redes sociais oficiais quanto no site oficial www.formula1.com.

O Banco Santander mantém uma relação histórica com a Fórmula 1® com o banco como parceiro deste esporte de 2007 a 2017. Atualmente é patrocinador oficial da Scuderia Ferrari, como parte do acordo válido a partir desta temporada. O Banco oferecerá uma ampla gama de soluções para apoiar os planos da Scuderia Ferrari de se tornar neutra em carbono até 2030. O banco teve uma parceria bem-sucedida de oito anos com a Scuderia Ferrari de 2010 a 2017.

Santander e seu apoio a Educação Superior

O Santander Universidades já impactou a vida de mais de 790 mil estudantes, profissionais e empreendedores por meio de programas gratuitos, muitos deles realizados em parcerias com as 1.200 universidades de 22 países que estão presentes. Ao longo de 25 anos de atuação, este sólido compromisso com a educação superior destinou mais de € 2 bilhões a iniciativas acadêmicas, que viabilizaram a oferta de mais de 790 mil bolsas de estudo. A cada ano, o Santander Universidades investe em educação mais de R$ 40 milhões e, apenas em 2021, 33 mil bolsas foram destinadas para estudantes de todo o Brasil e para 2022 a proposta é entregar mais de 35 mil bolsas de estudo. Essa atuação levou o Santander a ser reconhecido como a empresa que mais investe em educação no mundo, de acordo com o Informe Varkey / UNESCO / Fortune 500 de 2018.

 

Foto 1 – Nicolás Vergara, superintendente executivo do Santander Universidades.

Foto 2 – Juan Manuel Cendoya, diretor de Comunicação, Marketing Corporativo e Estudos do Grupo Santander.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

DEPRESSÃO, ESTRESSE E ANSIEDADE ATINGEM A MAIORIA DOS EMPREENDEDORES

No turbulento cenário do empreendedorismo, marcado pelas incessantes buscas por sucesso e inovação, as condições…

1 dia ago

VOKAN CONSOLIDA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

O mercado de aeronaves e embarcações marítimas está em expansão no Brasil, com números excepcionais…

4 dias ago