Há dez anos, três ex-colegas de administração de empresas na FGV viviam um momento parecido de vida e buscavam novos rumos para suas carreiras. Desde a época de faculdade, tinham vontade de empreender, mas ainda não sabiam em que área especificamente investir. Após atingirem o auge em suas respectivas áreas, decidiram sair da zona de conforto e escolheram se dedicar exclusivamente a estudar o mercado para poderem tomar a melhor decisão
Carlos Leão e Roberto Junqueira se conheciam desde a faculdade de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), mas os rumos que cada um havia tomado fez com que eles se afastassem. Foi em 2009, quando pensavam em montar um negócio próprio, que Carlos Leão e Roberto Junqueira se reencontraram e, junto com outro amigo, o Álvaro, decidiram comprar a Odontoclinic – a primeira rede nacional de franquias de clínicas odontológicas, que hoje tem mais de 200 unidades espalhadas por 16 estados brasileiros.
Mas, o caminho até a aquisição e consolidação da empresa começou em uma pequena sala em São Paulo, com dois computadores e a assinatura de alguns jornais. “A vontade de empreender estava comigo desde a faculdade. Em maio de 2009, eu aluguei uma salinha, coloquei meu computador e comecei a me conectar com pessoas que eu conhecia. Nessa época, o Carlos estava saindo da empresa em que ele trabalhava com a intenção de empreender. Então, o chamei para a gente pensar junto nas alternativas de mercado”, conta Roberto Junqueira, sócio da Odontoclinic.
Juntos, os dois executivos deram início à pesquisa e à visitação de empreendimentos. “Nesse processo de procurar meu próprio negócio, cruzei novamente com o Roberto e com o Álvaro que estavam passando pelo mesmo momento que eu. Então nós nos juntamos, dividimos espaço, ideias e sinergias do trabalho em conjunto. Foi nesse momento que conhecemos um franqueado da Odontoclinic, que nos apresentou a empresa”, recorda Carlos Leão, CEO da Odontoclinic.
Leão conta que ele e Roberto já haviam pesquisado bastante sobre a área de saúde e estética. “Nós queríamos um negócio que impactasse positivamente a vida das pessoas e deixasse um legado. Quando a gente viu a Odontoclinic, nossos olhos brilharam, porque ela já ocupava uma função importante de democratizar o acesso à odontologia num país que tem o maior número de dentistas do mundo, mas ao mesmo tempo uma população muito carente de saúde bucal”, diz Carlos Leão. “A gente enxergou na empresa um diamante a ser lapidado”, completa.
A chegada dos outros dois atuais sócios da rede, Hilton Almeida e Lucas Romi, aconteceu logo após Carlos e Roberto entrarem na Odontoclinic. Hilton também era velho conhecido da FGV e passava por uma transição de carreira muito parecida e entrou em contato com os dois conhecidos. “No momento em que procurava uma nova empreitada, fui almoçar com um amigo, o Álvaro, e foi ele quem me contou que estava entrando na Odontoclinic junto com o Carlos e com o Roberto. Eu tinha dinheiro para investir e nunca tinha considerado o setor odontológico, mas na hora que me apresentaram o projeto eu logo entendi que se tratava de um grande negócio com um potencial imenso. O modelo de negócios me impressionou muito”, conta o sócio Hilton Almeida.
Logo nos primeiros dias que os novos sócios assumiram a Odontoclinic, três estagiários foram contratados. Um deles, Lucas Romi, então estudante de Administração de Empresas da FGV,
Atualmente, dez anos após assumirem a rede, Carlos Leão atua como CEO da Odontoclinic, à frente da operação, Roberto Junqueira é responsável pelas questões institucionais, Hilton Almeida responde pela área de Tecnologia e Inovação e Lucas Romi cuida da Expansão de novas clínicas.
A odontologia para não-dentistas
Os quatro sócios da Odontoclinic são a prova de que empreendedores de qualquer área podem alcançar o sucesso na rede sem ter formação de dentista. O modelo de negócios da rede, aliás, é indicado para não-dentistas e ideal para empresários vindos de todos os setores.
Carlos Leão começou sua carreira atuando em um banco de investimentos e passou por algumas instituições do segmento. Atuou, também, em private equity e venture capital, realizando start ups nos setores de tecnologia, infraestrutura e biocombustível. Roberto Junqueira começou sua carreira trabalhando com fundo de venture capital e, posteriormente, private equity, além de ter atuado como executivo no setor de construção civil. Em paralelo a Odontoclinic, concluiu o Owner/President Management Program na Harvard Business School.
Assim como seus sócios, Hilton Almeida também deu os primeiros passos profissionais no mercado financeiro, mas em seguida mudou para a área de planejamento estratégico de grandes empresas, incluindo a indústria química e fitness. Já Lucas Romi teve o primeiro contato com o mercado de trabalho na Odontoclinic, onde desenvolveu as mais diversas competências. No final de 2016, Lucas foi estudar Marketing e Gestão de Projetos na Universidade da Califórnia em Berkeley.
A Odontoclinic está no mercado há mais de 20 anos, sendo a primeira rede de franquias de clínicas odontológicas do Brasil. Com mais de 200 clínicas, 2550 dentistas e presente em 16 estados, a Odontoclinic tem a missão de transformar a experiência de ir ao dentista ao oferecer serviços de alta qualidade de forma acessível, conforto e segurança. As clínicas Odontoclinic atendem as mais diferentes especialidades, como Ortodontia, Prótese, Implantes, Clareamentos e Periodontia.
Foto 1 – CEO da Odontoclinic, Carlos Leão.
Foto 2 – Roberto Junqueira, sócio da Odontoclinic.
Foto 3 – Hilton Almeida, sócio da Odontoclinic.
Foto 4 – Lucas Romi, sócio da Odontoclinic.
Crédito: Divulgação.
ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Dia do Trabalho, comemorado neste 1º de maio, alertou-nos este…
A agência de classificação de riscos Moody´s revisou para cima a perspectiva da nota de…
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vem transformando as relações pessoais e profissionais.…
O turismo de negócios se fortalece cada vez mais na Região Metropolitana de Campinas (RMC)…
À medida que cresce o entusiasmo em torno da inteligência artificial generativa (GenAI), levantamento da…
As empresárias e amigas Bia Milani e Bia Traldi se uniram em 2019 para trazer…