SUMARÉ IMPLANTA ZONA AZUL INTELIGENTE BASEADA EM SISTEMA DE BILLING do CPqD

A prefeitura de Sumaré, no interior de São Paulo, anunciou a implantação da solução de estacionamento rotativo Rizzai, que utiliza como base o poderoso sistema de tarifação CPqD Billing. Criada pela Zai – Zona Azul Inteligente em conjunto com o CPqD, para ser operada pelo consórcio formado entre as empresas Rizzo Parking e Zai, a solução tem o objetivo de automatizar e, com isso, modernizar a operação e o gerenciamento de sistemas de estacionamentos rotativos, facilitando a vida dos usuários – moradores e turistas – e, também, o trabalho dos gestores municipais. “Estamos substituindo os parquímetros atuais por 30 equipamentos digitais, que funcionarão conectados online ao sistema do CPqD”, explica Roberto Rizzo, diretor da Rizzo Parking, empresa que opera o estacionamento rotativo em Sumaré. Segundo ele, uma das vantagens da modernização será a ampliação das formas de pagamento. “Hoje, a única opção é a de moedas inseridas no parquímetro. Com a informatização, o usuário também poderá pagar utilizando cartão de crédito ou débito, ou via aplicativo que ele baixa no celular”, acrescenta.

Disponível para dispositivos móveis com sistema operacional Android ou iOS, o aplicativo Rizzai permite a compra de créditos de estacionamento, a serem utilizados como forma de pagamento. “Outra novidade da solução é a emissão automática de nota fiscal ao consumidor”, destaca Rizzo.

Totalmente digital (portanto, sem papel), a solução foi desenhada pela equipe da Zai em parceria com o CPqD – e até já rendeu uma patente conjunta. Sua base é a robusta plataforma CPqD Billing, que permite integrar os vários envolvidos no ecossistema de estacionamento rotativo – usuários, prefeitura, concessionária, fiscais e lojistas -, de modo a automatizar a operação e dar mais flexibilidade, eficiência e segurança ao serviço. “O sistema facilita a divisão da receita obtida com o serviço entre as várias partes envolvidas, além de flexibilizar a venda de créditos”, afirma José Eduardo Azarite, vice-presidente Comercial e de Desenvolvimento de Negócios do CPqD. “E ainda fornece diversos tipos de relatórios, financeiros e operacionais, com informações extraídas a partir dessa gestão integrada”, acrescenta Azarite.

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 40 anos, o CPqD conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

 

Foto: José Eduardo Azarite, vice-presidente Comercial e de Desenvolvimento de Negócios do CPqD.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

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