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TRÊS RAZÕES PELAS QUAIS ADWORDS E SEO FORMAM O CASAMENTO PERFEITO

22 de março de 2016.
Entre as estratégias
de marketing digital para que as marcas estejam no topo das pesquisas no
Google, Adwords e SEO podem parecer investimentos opostos. O especialista em
marketing de performance e fundador da Agência Mestre, Fábio Ricotta, explica
que estas estratégias são totalmente complementares. “Enquanto uma se baseia na
compra de anúncios, a outra exige a criação de conteúdo de qualidade para
conseguir resultados orgânicos”, explica o especialista, que lembra que o
percentual de investimento em SEO e em links patrocinados deve ser atrelado ao
estágio de desenvolvimento do produto ou serviço. “Um produto novo, que ainda
precisa levantar demanda, terá que contar fortemente com a rede de display do
Adwords”, destaca. Segundo Ricotta, não adianta a marca ou produto estar em
primeiro lugar do Google na busca orgânica se este termo não for procurado por
ninguém. O especialista conta os três principais motivos que fazem com que o
SEO forme um casamento perfeito com o Adwords.
1 – Tráfego gratuito
e de qualidade
O especialista
ressalta que o bom posicionamento nos resultados orgânicos do maior site de
busca do mundo permite que a marca tenha tráfego gratuito e de qualidade, ou
seja, apenas de quem se interessa pelo seu produto ou segmento. “Quem está no
primeiro ou segundo lugar do Google, para um termo de alto volume de busca
mensal, vai ter muitas visitas sem a necessidade de se investir muito dinheiro
em anúncios patrocinados”, destaca. O investimento em Adwords funciona
justamente para que a marca chegue neste ponto.
2 – Otimização dos
anúncios em longo prazo
Ricotta ensina que os
resultados dos investimentos em SEO ocorrem em médio e longo prazo. “Em geral,
os melhores resultados na busca orgânica costumam vir com o tempo, porque o
trabalho de otimização de sites e geração de conteúdo de qualidade ganham força
com o passar dos meses”, destaca. As melhores estratégias de SEO consistem em
melhorar o conteúdo das páginas, manter o site sempre atualizado, com uma ótima
experiência de navegação para o usuário. “É preciso escrever conteúdos
otimizados, com os termos e palavras-chave que são mais utilizados pelos
usuários no momento da busca”, alerta. Por fim, o especialista resume por que é
importante investir em Adwords e SEO ao mesmo tempo. “Enquanto o primeiro traz
resultados imediatos, o segundo colabora para o investimento em anúncio caia
gradativamente nos meses seguintes”, diz.
3 – Mais barato que o
Adwords
O empreendedor mostra
que o objetivo é que a empresa não tenha que investir pesadamente em anúncio
quando os resultados de SEO começarem a aparecer. “Conforme se conquista
competitividade alta no Adwords e uma demanda alta de buscas, o SEO é que vai
precisar receber maiores investimentos, por conseguir ser mais barato que o
Adwords no final do processo”, destaca.
Por fim, Ricotta
ressalta que estas estratégias do Maketing Digital tem como um de seus pontos
mais interessantes a possibilidade de mensurar a eficiência de uma campanha.
“Você pode realizar testes para ver qual modelo de página converte melhor ou
qual anúncio gera mais resultados, além de medir a taxa de conversão e otimizar
as ações de marketing para atingir o melhor resultado”, sugere.
O empresário também
ensina que uma estratégia completa de marketing digital deve contemplar
diversas ações para melhoria do posicionamento nos resultados orgânicos e uma
constante otimização nos anúncios de links patrocinados em busca do melhor
retorno sobre o investimento. “Por isso, além de anunciar no Google, também é
interessante explorar os anúncios patrocinados em redes sociais e sites de
nicho que cedem espaço para publicidade”, conclui.
Foto: Especialista em marketing de performance e fundador da Agência Mestre, Fábio Ricotta.
Crédito: Divulgação.
Milton Paes

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