De comodidade a alternativa para aumentar os lucros. Assim que grandes empresas do segmento de varejo, supermercados, aeroportos e shoppings estão transformando a
Este novo modelo de negócio vem ganhando espaço no mercado e deixando de ser um custo extra ao empresário para ser uma fonte viável de receita. A abordagem com o cliente começa após o usuário se conectar na rede aberta de Wi-Fi. Ele passa por uma experiência com a plataforma, que pode ser vídeo, pesquisa, cupom de promoção e outros formatos de contato para depois a conexão ser livre. “Neste espaço de tempo antes de abrir a navegação, o usuário é meu. Com isso, posso impactá-lo de diferentes formas de mídia, vídeo, pesquisa. Isso é o produto que nós vendemos, a modelagem deste período”, explica Katie Pierozzi, sócia e Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Mambo, empresa especializada em criar canais de comunicação e marketing em redes de Wi-Fi.
A interação com o usuário é desenvolvida por um portal de autenticação (SAD) que aparece na tela por um navegador já instalado nos celulares. A Mambo trabalha na customização da interface de acordo com a necessidade do cliente em um sistema semelhante ao WordPress. Isso permite que o cliente altere a campanha de interação a qualquer momento.
A reunião de dados do perfil e comportamento do usuário é outra novidade no sistema. Com a identificação, é possível saber quem está usando a rede, quanto tempo fica, se ele volta e a quantidade de vezes. “Quando se conecta na rede, são ativados filtros de navegação para enxergar quais aplicativos e sites estão trafegando. Posso identificar, por exemplo, se é um homem, na faixa de 25 a 35 anos e que gosta de futebol. No entanto, eu não trato esta informação individualizada porque eu nem posso vender, mas como uma reunião de dados para afirmar que em um ambiente uma quantidade de pessoas que frequentam são homens dentro deste perfil”, explica Pierozzi.
Estes insights através de analytics podem ajudar empresas do segmento de varejo a rever posicionamento dos produtos nas lojas, criar campanhas de marketing diferentes em áreas de embarque e desembarque de aeroportos, avaliar se a taxa de conversão de mídia foi efetiva e se converteu em uma venda ou visita ou até mesmo programar disparos de SMS por proximidade.
Foto 1: Sede da Mambo no Rio de Janeiro.
Foto 2: Katie Pierozzi, sócia e Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Mambo.
Crédito: Divulgação.
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