Que privilégio
é acompanhar os fascinantes avanços científicos de engenharia e da manufatura
que tornaram os displays delgados a mais bem sucedida tecnologia a emergir dos
laboratórios para o mercado nos últimos 40 anos. Vimos o início e o crescimento
dessa nova classe de indústria que, por suas características peculiares, ainda
não pôde ser muito bem entendida quanto à dinâmica de sua competição. A
escalada dos displays delgados revela-se no crescimento de seu mercado mundial
que, de US$ 24,6 bilhões, em 2000, já ultrapassou US$ 120 bilhões em 2008. Os
mercados brasileiro e latino-americano acompanham esse aumento global de
consumo, o que deve incrementar o desequilíbrio da balança de pagamentos
nacional do setor eletroeletrônico, em que os displays têm um peso significativo no custo.
Os desafios
para os tomadores de decisão dos governos e do setor de negócios são os de
manter uma base tecnológica saudável internada nos países, num mundo em que a
inovação depende cada vez mais do acesso aos processos globais de criação do
conhecimento. Para enfrentá-los, há que se examinar o processo criativo que
sustenta tanto as inovações tecnológicas como as organizacionais. É importante
tirar lições do motivo da concentração geográfica dessa indústria, desde seus
primórdios – foi intensa no Japão e ainda permanece na Ásia – e de como
indivíduos e organizações interagiram de modo a conseguir contribuir em
primeira mão para a acumulação de conhecimentos.
Foi a
frenética interação na inovação de processos e produtos, no Japão, nos anos 90,
que permitiu o aumento da área dos displays ao mesmo tempo em que eram
reduzidos os custos para alcançar o mercado em massa. A aprendizagem e a
velocidade caracterizaram os esforços das companhias para confrontar o paradoxo
de aumentar os investimentos ao mesmo tempo em que eram pressionadas a reduzir
custos. Não menos importante foi a flexibilidade de abertura das políticas e
práticas de governos e corporações no sentido de privilegiar as parcerias
globais para a criação do conhecimento.
O FGTS Digital é uma plataforma inovadora que promete simplificar a gestão do Fundo de…
As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil,…
ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras…
Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as…
O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro…
A Zucatoys, fabricante de brinquedos que estimulam as crianças a dar asas à imaginação, apresenta…