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ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO REGISTRA CRESCIMENTO DE 8,4% NAS VENDAS DE MAIO

Maio foi um mês positivo para o
varejo da capital paulista: as vendas avançaram em média 8,4% em comparação com
2013. A informação é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo,
elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP. “A queda da temperatura na
segunda quinzena de maio impulsionou as vendas da moda Outono-Inverno e, com
isso, o ICH (Indicador de Movimento de Cheques), que mede as vendas à vista,
registrou avanço de 10,3% ante maio de 2013”, informa Rogério Amato,
presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São
Paulo (Facesp).
Já as vendas a prazo, segundo o
Indicador de Movimento do Comércio a Prazo (IMC), registraram aumento de 6,5%
em maio ante o ano passado, puxado pela venda de TVs para a Copa e, também, smartphones.
O efeito-calendário também contribuiu
para o bom desempenho das vendas: maio de 2014 teve um dia útil a mais do que
maio de 2013.
Em relação a abril, foi registrado um
salto médio de 28,75% nas vendas em maio, justificado pelo efeito calendário
(dois dias úteis a mais), Dia das Mães e base fraca de comparação – em abril
houve feriado prolongado.
Separadamente, as vendas a prazo
cresceram 12,4%, puxadas pela comercialização de TVs para a Copa e smartphones.
E as vendas à vista tiveram desempenho
melhor, com alta de 45,1%. “Isso revela que os consumidores optaram por
comprar, para as mães, itens de uso pessoal e à vista – é o caso dos produtos
de perfumaria. O resultado também decorre da venda de roupas de Outono-Inverno,
feitas à vista, na segunda quinzena de maio”, afirma Amato.
A ACSP também calculou o acumulado
janeiro-maio. O resultado foi uma alta de 3% nas vendas, em média, ante 2013.
“É um ritmo moderado, que já era esperado, considerando as medidas de
combate à inflação. Está dentro da expectativa”, afirma o presidente da
ACSP. Por outro lado, ele completa que o resultado poderia estar melhor por se
tratar de um ano de Copa do Mundo, que costuma aquecer mais o comércio.
Separadamente, as vendas a prazo
cresceram 2,5% no período. No ano passado, o aumento nos cinco primeiros meses
do ano foi de 1,1% – o desempenho melhor neste ano decorre da venda de TVs para
a Copa e smartphones.
Já as vendas à vista aumentaram 3,5%
no acumulado, mostrando que o consumidor prefere comprar à vista. Em 2013, a
alta no período era de apenas 0,9%. A explicação está na cautela do consumidor,
que não quer se endividar, procura pagar à vista e comprar itens de menor
valor. Isso reflete os aumentos do salário e das transferências de renda, mesmo
com emprego estável, favorecendo as compras à vista. Com esses aumentos, o
brasileiro passou a comprar mais em supermercados, por exemplo, e à vista. E
essas compras são seletivas, concentradas em poucos setores.
Os números do IRI (Indicador de
Registro de Inadimplentes), que mede a entrada de registro de consumidores
inadimplentes, foram favoráveis em maio. O indicador mostrou queda sazonal de
10,2% ante abril. O pico de inadimplência decorrente das compras de Natal foi
em março e abril.
Já o recuo de 2,9% registrado ante
maio de 2013 mostra que o consumidor está mais consciente e calcula melhor o
crediário. Além disso, a concessão de crédito à pessoa física está mais
seletivo.
Por fim, o IRC (Indicador de
Recuperação de Crédito), que aponta os cancelamentos de dívidas, apresentou
queda de 4,4% ante abril e aumento de 0,6% sobre maio do ano passado.
O crescimento mais acentuado de
cancelamentos gerou queda da inadimplência.
Foto: Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Crédito: Divulgação.

Milton Paes

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