A BR Distribuidora S.A acaba de firmar parceria com a Golar Power para Distribuição de GNL de pequena escala em todo o território nacional. O objetivo é promover o desenvolvimento conjunto de soluções de GNL, utilizando a infraestrutura e experiências da BR no setor de distribuição de combustíveis e da Golar Power na indústria de GNL. O acordo, ainda sujeito ao cumprimento de certas condições para ser consumado, viabilizará a disponibilização do gás natural em regiões hoje não abastecidas por meio de gasodutos.
Esta iniciativa está alinhada à medida de Gestão de Portfólio da BR, visando a captura de valor em novos negócios no mercado de energia, antecipando às suas mudanças e dando condições à Companhia de continuar oferecendo a energia que a sociedade necessita para se locomover. “A empresa já vinha avaliando oportunidades para atuar no negócio de distribuição de GNL no Brasil e, agora estamos otimistas com a parceria”, diz Rafael Grisolia, CEO da BR Distribuidora, acrescentando que o momento atual de abertura do setor de gás natural no Brasil, somado à busca da sociedade brasileira por alternativas aos combustíveis utilizados, fazem da atual conjuntura um impulsionador do negócio.
As duas empresas acreditam que o GNL é uma solução inovadora e com grande potencial, totalmente alinhada à transição energética mundial por trazer benefícios ambientais relevantes, além de ganhos econômicos importantes para os clientes, sociedade e para o Brasil como um todo.
Para Eduardo Antonello, CEO da Golar Power, o GNL é uma excelente opção para a substituição do diesel, GLP e HFO globalmente. Na sua visão, a abundância da oferta de gás natural a longo prazo e a disparidade de preço com relação ao diesel e GLP, fazem com que o GNL se torne uma alternativa real e efetiva no transporte e na indústria. “Ao longo dos últimos anos temos trabalhado na infraestrutura de base para viabilizar um projeto de tamanha envergadura e, agora, teremos um parceiro robusto que permite a penetração de uma solução disruptiva em um país de dimensões continentais como o Brasil. Estamos extremamente satisfeitos com essa parceria que vem se desenhando há meses e promete ser algo verdadeiramente transformacional”, finaliza.
Hoje, 95% dos municípios brasileiros não recebem gás natural. A liquefação do gás reduz seu volume em 600 vezes, facilitando o transporte por meio terrestre e por cabotagem. Sua chegada em polos industriais no interior do país vai promover o desenvolvimento econômico, por meio da oferta de um energético a preços mais competitivos e com redução nas emissões de gases do efeito estufa. “O GNL se apresenta como uma alternativa à dependência da importação do diesel, reduz as emissões de CO2 e particulados, e oferece preços mais atrativos”, complementou Antonello.
A BR Distribuidora é líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com mais de quatro décadas de experiência no setor e com uma Rede Nacional de Postos de mais de 7.600 postos de serviço com sua bandeira. Possui uma base superior a 15.000 clientes no B2B, 95 Bases de Abastecimento, Operação e Distribuição, sendo reconhecida pelo porte e capilaridade de suas atividades, pela sua presença em todas as regiões do Brasil, por possuir uma marca “Top of Mind” de grande credibilidade junto ao mercado de combustíveis brasileiro e por sua inovação e pioneirismo, sendo a primeira empresa a comercializar etanol e gás natural veicular (GNV) em um posto de abastecimento de gás natural. Atua também com as franquias de conveniência BR Mania e Lubrax+.
A Golar Power, uma Joint Venture entre a Golar LNG e o fundo de investimentos norte-americano Stonepeak Infrastructure Partners, possui presença importante na cadeia de GNL no Brasil há mais de uma década. Sua acionista, a empresa Golar LNG, atua no mercado global de GNL há décadas, sendo reconhecida pelo desenvolvimento, implantação e operação de unidades flutuantes de armazenamento e regaseificação de GNL (FSRUs) e unidades flutuantes de armazenamento e produção de GNL (FLNGs).
Foto 1 – Rafael Grisolia, CEO da BR Distribuidora.
Crédito: Valeria Gonçalvez/ Agência Petrobras.
Foto 2 – Eduardo Antonello, CEO da Golar Power.
Crédito: Divulgação.
As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil,…
ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras…
Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as…
O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro…
A Zucatoys, fabricante de brinquedos que estimulam as crianças a dar asas à imaginação, apresenta…
Muitos executivos desejam diversificar seus investimentos no exterior, mas não sabem como, têm muitas dúvidas…