Campinas (SP) foi certificada na quinta posição no ranking geral do programa Município VerdeAzul concedido pela secretaria de Estado de Meio Ambiente aos municípios que atingem nota superior a 80 pontos e preenchem requisitos pré-definidos de sustentabilidade. O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). 

Com uma pontuação de 93,45 no ranking geral do programa Município VerdeAzul, Campinas subiu sete posições em relação ao resultado alcançado em 2016, quando alcançou o 12º lugar. Na primeira posição do ranking ficou o município de Novo Horizonte. Na sequência, as cidades de Fernandópolis, Pederneiras e Botucatu. Campinas foi a primeira colocada entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, e manteve-se no primeiro lugar entre os 20 municípios da RMC. Além de Campinas, o destaque ficou para outras seis municípios que compõem a macro região de Campinas. A cidade de Salto ficou na sétima posição e Itu, na oitava. Americana vem na 11ª posição seguida por Itatiba na 17ª, Limeira na 18ª e Jundiaí, na 19ª.

Além da posição de destaque no ranking de Município VerdeAzul, Campinas também alcançou a maior pontuação na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do PCJ (UGRHI), fazendo jus, pela primeira vez, ao Prêmio Governador André Franco Montoro.

O secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS), Rogério Menezes, comentou os bons resultados. “Esses resultados são reflexo de um governo sério, trabalhando de forma articulada com as mais diversas secretarias municipais em prol do desenvolvimento sustentável. A boa avaliação coroa a evolução constante que obtivemos na gestão ambiental nos últimos anos”, declarou.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Foto: Secretário Rogério Menezes (à direita) e técnicos do Verde recebem os prêmios atribuídos a Campinas.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

CONSTRUÇÃO CIVIL ABRE 28,6 MIL NOVOS EMPREGOS EM MARÇO

A indústria da construção abriu 28.666 empregos em março, um crescimento de 1,01% em relação…

1 dia ago

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar…

2 dias ago

LUMX PROMOVE SEU PRIMEIRO HACKATHON JUNTO COM ETHEREUM RIO

A Lumx, pioneira em soluções blockchain para negócios, anuncia seu primeiro hackathon que é o…

3 dias ago