Se o Brasil é o país do Carnaval, os itens produzidos aqui também são os preferidos pelas empresas que lucram com a venda de artigos para a festa. Pelo menos essa é a percepção que a Global Química & Moda (GQM), companhia especializada em maquinários e produtos para produção têxtil. Com sede em São Paulo (SP), a companhia teve um aumento de 62,98% na venda de itens como glitter, foil (filme de poliester brilhante) e pastas especiais para estamparia no último mês.
De acordo com Felipe Simeoni, gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da GQM, o resultado é fruto da procura por matéria-prima nacional ou já nacionalizada para a produção de fantasias e brindes de Carnaval. “Todos os anos há um aumento de materiais para esta data, porém a alta do dólar tem contribuído para que fábricas, estamparias e confecções voltem a preferência à compra de itens nacionais”, destaca.
Outra questão avaliada pela empresa é o fator cultural. “As empresas brasileiras conhecem melhor as necessidades do consumidor, especialmente quando se trata de itens para datas pontuais, como o Carnaval. O timing das inovações no portfólio, os prazos de entrega e produção, por exemplo, são questões que levamos em consideração para garantir a satisfação do consumidor”, comenta o executivo.
Entre os clientes da Global Química & Moda estão micro, pequenas e médias empresas têxteis, como marcas de roupas personalizadas e confecções. Na última edição, o Carnaval incrementou em 50% as vendas da empresa, já em outubro de 2 017.
Outros Itens procurados
De acordo com Felipe, uma das tendências para o período são as peças personalizadas, como as camisetas com frases divertidas. “Para este tipo de produção muitos clientes adotam não só as tintas de estamparia ou o glitter, mas também a Epson SureColor F2100, uma máquina de impressão direta em camisetas, que finaliza uma peça em 27 segundos”, destaca.
A praticidade para a produção é garantia de renda extra para os pequenos negócios. “A procura aumenta exponencialmente nessa época, gerando oportunidade para empresas de diversas regiões do país. Para nós é uma época de fortalecimento com a carteira de clientes, já que muitos ampliam os itens de compra. Temos empresários que adquiriram uma máquina e agora nos procuram em busca de outros serviços, além de dicas de como podem aproveitar melhor as datas como o Carnaval. Sem dúvida, com a alta do dólar e a proximidade que temos com os clientes, é uma época promissora”, finaliza.
Fundada em 2006, a GQM é líder brasileira no setor de impressão digital têxtil direta no tecido, com mais de 65% do market share brasileiro. Se destaca por parcerias com marcas de renome, como Sensient, Epson, Neenah Coldenhove e Lamberti. Conta com um portfólio de produtos que vai de impressoras e tintas a insumos como foil, além de serviços de assistência técnica. Nos últimos três anos cresceu mais de 100% e conta com sede em São Paulo (SP), filiais em Blumenau e Gaspar (SC), além de operações próprias em Miami (EUA) e Shanghai (China).
Foto 1 – GQM Estampas.
Foto: GQM Glitter.
Crédito: Divulgação.
As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil,…
ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras…
Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as…
O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro…
A Zucatoys, fabricante de brinquedos que estimulam as crianças a dar asas à imaginação, apresenta…
Muitos executivos desejam diversificar seus investimentos no exterior, mas não sabem como, têm muitas dúvidas…