COM FÉRIAS ESCOLARES, TAXA DE OCUPAÇÃO NOS HOTÉIS DA REGIÃO DE CAMPINAS REGISTRA LEVE QUEDA EM JULHO

A rede hoteleira da Região Metropolitana de Campinas (RMC) registou 54,29% de ocupação no mês de julho, com uma ligeira queda na comparação ao mês anterior (56,55% de ocupação), embora os dados apontem estabilidade neste ano. Já o RevPar no mês passado fechou em R$ 166,05 (contra R$ 177,13 de junho). Os dados são da pesquisa de acompanhamento mensal realizada pelo Campinas e Região Convention & Visitours Bureau (CRC&VB). A queda, já esperada, foi decorrente das férias escolares, com a consequente queda dos eventos de negócios.

Segundo a pesquisa, a categoria de hotéis econômicos teve ocupação de 59,91% em julho. Já a taxa acumulada do ano apresenta alta de 11% na comparação com o mesmo intervalo de meses de 2022. Por sua vez, a categoria intermediária (midscale) ficou em 48,66% em julho, registrando uma queda de 10,75% no acumulado de janeiro a julho, sobre o ano passado.

Para o diretor de hotelaria do CRC&VB, Douglas Marcondes, a queda verificada em julho já era esperada. “Cerca de 80% das ocupações na região decorrem dos eventos de negócios, o que coloca a RMC na quinta posição de destinos, e como os eventos caem em julho, por conta das férias, isso já era previsto”, explica. “Mas vale lembrar que a taxa média de ocupação está estabilizada desde o ano passado, o que por um lado é um bom sinal, mas também preocupa, já que poderíamos melhorar o índice com a vinda de grandes eventos culturais e musicais”, acrescenta. No ano, o setor hoteleiro da RMC gerou 47 novos empregos com carteiras assinadas. “Se essa taxa aumentar, com certeza teríamos mais empregos formais.”

Marcondes diz que a tendência para os meses seguintes é de melhora. “Em agosto e setembro, por exemplo, com base nos dados históricos dos anos anteriores, a ocupação costuma subir em razão da Expoflora e do Rodeio de Jaguariúna, que recebem cerca de 400 mil pessoas ao longo dos dois meses, e movimentam cerca de R$ 190 milhões nos setores de hotelaria e gastronomia não somente na RMC, mas em cidades em um raio de até 160 quilômetros”.

Outro dado importante é o aumento dos eventos corporativos na Região Metropolitana de Campinas, que acumula alta de 60% neste ano, na comparação com o ano passado. “O setor de eventos corporativos vem mostrando força na região, assim como em todo o Estado, pelo segundo ano consecutivo, sendo que no ano passado ele entregou dois anos em um devido à demanda represada pela pandemia”, explica Vanderlei Costa, presidente do CRC&VB Visite Campinas. “E segue em ritmo bastante aquecido neste ano, mesmo sem demanda represada, com expectativa de crescer 100% até o final do ano”, acrescenta.

 

Foto 1 – Diretor de hotelaria do CRC&VB, Douglas Marcondes.

Foto 2 – Vanderlei Costa, presidente do CRC&VB Visite Campinas.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

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