Muitos empreendedores do setor de turismo estão aproveitando o potencial culinário, musical e artístico das cidades, envolvendo também a população local, para encantar e atrair visitantes. Este é o preceito do turismo criativo, uma nova segmentação que pode trazer boas oportunidades de negócio e que é detalhada em recente relatório produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae.

Entre as tendências que irão influenciar o setor pelos próximos anos está o turismo de experiência. A busca por novas sensações em viagens, que vão além da visitação de pontos turísticos é algo que tem crescido no mercado e deve se desenvolver ainda mais. Alguns comportamentos auxiliam a desenhar o perfil do turista criativo, como procura por experiências diferenciadas que o integrem à localidade, tendência a combinar diversos tipos de turismo em uma mesma viagem (ecoturismo, gastronômico, entre outros) e compartilhar ativamente esta vivência nas redes sociais.

Enquanto alguns países exploram com muito sucesso seus diferenciais, como a culinária e a fotografia pelas ruas de Paris, os cursos de body art em Ibiza e mesmo aulas que vão da massagem ao boxe, na Tailândia. Algumas cidades brasileiras começam a se destacar no turismo criativo. Isso pode ser feito em grandes cidades como São Paulo, que oferece tours gratuitos de bicicleta por pontos turísticos e Porto Alegre, em aulas de dança gaúcha, de preparação de chimarrão e churrasco, mas também é bastante comum em regiões históricas. Em Petrópolis (RJ), o turista pode participar de dramatizações de época no Museu Imperial, além de declamações de poesia e canções. Na Chapada dos Veadeiros (GO), um passeio de três dias envolve passeio de balão, workshop de fotografia e também uma “sessão” de nascer do sol na região.

O turismo criativo é uma oportunidade para empresas do setor estudarem a própria região para conhecer e desenvolver roteiros e serviços que proporcionem experiências inesquecíveis. Por isso, quem pensa em atuar nesse nicho deve responder algumas questões:

O que a sua cidade ou região faz de melhor?

Qual o diferencial da sua cidade ou região?

Que aspectos da cultura diferenciam a cidade de outras?

Quem são as figuras importantes da comunidade local?

Há algum tipo de artesanato que caracteriza a região?

Quais são os pratos típicos da cidade?

Qual a história da cidade? Existem monumentos que representam?

Os questionamentos possibilitam a reflexão e observação da localidade, a fim de desenvolver novos serviços que proporcionem experiências aos turistas. Para tanto, é importante ter um olhar de distanciamento da realidade para identificar as oportunidades.

Viagens temáticas e incursão na natureza

A agência Viare Turismo Criativo proporciona experiências a partir da organização de viagens com roteiro personalizado, em grupo ou mesmo uma lua de mel. Já realizou tours como “A arte da ourivesaria na Itália”, “Expedição Mata Atlântica”, entre outros. Pessoas interessadas em um roteiro específico podem sugerir a viagem no site da empresa, que avalia e, caso aprovada, cria o roteiro para ser oferecido a outras pessoas interessadas. Caso o número mínimo de participantes seja alcançado, a pessoa que sugeriu o roteiro pode, inclusive, ganhar a viagem para acompanhar o grupo.

A agência Floripa Xperience, por sua vez, atua com o planejamento, organização e gestão de experiências turísticas da Ilha de Santa Catarina, como: conhecimento e degustação de ostras e cachaça; jantar com um chef; passeios de escuna; trilhas e rafting para grupos, além de pesca e degustação de tainhas.

Para os micro e pequenos empresários do setor que querem investir em serviços focados no turismo criativo, o SIS/Sebrae recomenda:

Atente para o que a sua região oferece de melhor e que pode ser tratado como uma experiência aos turistas. Gastronomia, belas paisagens, vida cultural e até mesmo vida rural são alguns temas a serem explorados;

Participe de eventos do setor turístico para conhecer as tendências, tecnologias e informações sobre o comportamento do turista. A participação em eventos proporciona, além da obtenção de conhecimentos, o networking entre profissionais, especialistas e empresários da área, o que pode resultar em novos negócios e parcerias;

Conte com o Sebrae para inovar no seu negócio. São diversas soluções oferecidas para tornar o seu negócio mais competitivo e inovador. O Sebraetec oferece auxílio às empresas em áreas como design, inovação, qualidade, serviços digitais entre outros, o que pode contribuir para a criação de um turismo criativo em seu negócio. Para saber dessa e de outras soluções do Sebrae, entre em contato pelo 0800 570 0800 e agende um horário com um dos consultores na unidade mais próxima.

Fotos 1 e 2 – Chapada dos Veadeiros em Goiás.

Foto 3 – Museu Imperial de Petrópolis (RJ).

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

GERAÇÃO Z BUSCA POR BENEFÍCIOS ALÉM DO SALÁRIO

O significado de “trabalho dos sonhos” tem ganhado uma nova perspectiva com a atuação da…

18 horas ago

ACP REALIZA RODA DE CONVERSA SOBRE COMO VIVER MELHOR COM PARKINSON

A Associação Campinas Parkinson (ACP) realiza a sua Roda de Conversa mensal, neste sábado, dia…

18 horas ago

FACULDADE DO COMÉRCIO PARTICIPA DE CONGRESSO DA FACESP EM ÁGUAS DE LINDÓIA

A Faculdade do Comércio, entidade educacional ligada à Associação Comercial de São Paulo, eleita a…

3 dias ago