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COMUNICAR-SE EM 2016

06 de janeiro de 2016.
ARTIGO DO PROFESSOR ROBSON PANIAGO.

Desconsiderando as
habilidades de audição, muitas pessoas confundem escutar com ouvir. Escutar é
apenas captar vibrações sonoras. Ouvir é compreender aquilo que escutamos. A
audição ativa exige que se entenda a comunicação a partir do ponto de vista do
emissor.
Uma vez que a pessoa
comum fala a um ritmo de 125 a 200 palavras por minuto e o ouvinte comum
consegue compreender até 400 palavras por minuto, o ouvinte ativo trabalha para
preencher esse tempo ocioso das seguintes maneiras: concentrando-se
intensamente no que o orador está dizendo, aceitando aquilo que está sendo
dito, ouvindo sem julgar o conteúdo, e assumindo a responsabilidade pela
integridade da informação.
As diretrizes
seguintes podem ajudar a melhorar suas habilidades de comunicação:
1. Fazer contato
visual. Os oradores julgam o interesse do gerente por seus olhos.
2. Fazer acenos
afirmativos com a cabeça e expressões faciais apropriadas. Ouvintes eficazes
mostram interesse naquilo que está sendo dito.
3. Evitar ações ou
gestos distraídos. Essas ações são rudes.
4. Fazer perguntas.
Isso esclarece a mensagem do orador e mostra que o gerente está interessado.
5. Paráfrase.
Significa reafirmar aquilo que o orador disse.
6. Evitar interromper
o orador. Significa deixar o orador concluir antes de tentar responder.
7. Não falar demais.
Gerentes que falam demais não conseguem ouvir efetivamente.
8. Fazer transições
suaves entre os papéis de orador e de ouvinte. Isso promove a continuidade da
conversa.
As seis sugestões a
seguir podem promover o feedback.
1. Concentre-se em
comportamentos específicos. O feedback deve ser mais específico do que geral.
2. Mantenha o
feedback impessoal. Concentre-se no comportamento, não na pessoa.
3. Mantenha o
feedback voltado para a meta. Evite “despejar” sobre a outra pessoa. Mantenha o
feedback positivo.
4. Dê feedback na hora
certa. Forneça feedback sobre o comportamento tão logo seja possível.
5. Assegure-se de que
haja entendimento. Mantenha o feedback claro e conciso.
6. Dirija o feedback
negativo para o comportamento que o receptor possa controlar. Mantenha o
feedback relevante.
A comunicação será
fundamental nesse ano que se inicia.
Robson Paniago é
professor da IBE-FGV, doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del
Museo Social Argentino, mestre em Administração pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, especialista em Marketing pela Escola Superior de
Propaganda e Marketing – SP e Graduado em Administração pela Universidade São
Marcos – SP.
Milton Paes

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