06 de janeiro de 2016.
ARTIGO DO PROFESSOR ROBSON PANIAGO.
Desconsiderando as
habilidades de audição, muitas pessoas confundem escutar com ouvir. Escutar é
apenas captar vibrações sonoras. Ouvir é compreender aquilo que escutamos. A
audição ativa exige que se entenda a comunicação a partir do ponto de vista do
emissor.
habilidades de audição, muitas pessoas confundem escutar com ouvir. Escutar é
apenas captar vibrações sonoras. Ouvir é compreender aquilo que escutamos. A
audição ativa exige que se entenda a comunicação a partir do ponto de vista do
emissor.
Uma vez que a pessoa
comum fala a um ritmo de 125 a 200 palavras por minuto e o ouvinte comum
consegue compreender até 400 palavras por minuto, o ouvinte ativo trabalha para
preencher esse tempo ocioso das seguintes maneiras: concentrando-se
intensamente no que o orador está dizendo, aceitando aquilo que está sendo
dito, ouvindo sem julgar o conteúdo, e assumindo a responsabilidade pela
integridade da informação.
comum fala a um ritmo de 125 a 200 palavras por minuto e o ouvinte comum
consegue compreender até 400 palavras por minuto, o ouvinte ativo trabalha para
preencher esse tempo ocioso das seguintes maneiras: concentrando-se
intensamente no que o orador está dizendo, aceitando aquilo que está sendo
dito, ouvindo sem julgar o conteúdo, e assumindo a responsabilidade pela
integridade da informação.
As diretrizes
seguintes podem ajudar a melhorar suas habilidades de comunicação:
seguintes podem ajudar a melhorar suas habilidades de comunicação:
1. Fazer contato
visual. Os oradores julgam o interesse do gerente por seus olhos.
visual. Os oradores julgam o interesse do gerente por seus olhos.
2. Fazer acenos
afirmativos com a cabeça e expressões faciais apropriadas. Ouvintes eficazes
mostram interesse naquilo que está sendo dito.
afirmativos com a cabeça e expressões faciais apropriadas. Ouvintes eficazes
mostram interesse naquilo que está sendo dito.
3. Evitar ações ou
gestos distraídos. Essas ações são rudes.
gestos distraídos. Essas ações são rudes.
4. Fazer perguntas.
Isso esclarece a mensagem do orador e mostra que o gerente está interessado.
Isso esclarece a mensagem do orador e mostra que o gerente está interessado.
5. Paráfrase.
Significa reafirmar aquilo que o orador disse.
Significa reafirmar aquilo que o orador disse.
6. Evitar interromper
o orador. Significa deixar o orador concluir antes de tentar responder.
o orador. Significa deixar o orador concluir antes de tentar responder.
7. Não falar demais.
Gerentes que falam demais não conseguem ouvir efetivamente.
Gerentes que falam demais não conseguem ouvir efetivamente.
8. Fazer transições
suaves entre os papéis de orador e de ouvinte. Isso promove a continuidade da
conversa.
suaves entre os papéis de orador e de ouvinte. Isso promove a continuidade da
conversa.
As seis sugestões a
seguir podem promover o feedback.
seguir podem promover o feedback.
1. Concentre-se em
comportamentos específicos. O feedback deve ser mais específico do que geral.
comportamentos específicos. O feedback deve ser mais específico do que geral.
2. Mantenha o
feedback impessoal. Concentre-se no comportamento, não na pessoa.
feedback impessoal. Concentre-se no comportamento, não na pessoa.
3. Mantenha o
feedback voltado para a meta. Evite “despejar” sobre a outra pessoa. Mantenha o
feedback positivo.
feedback voltado para a meta. Evite “despejar” sobre a outra pessoa. Mantenha o
feedback positivo.
4. Dê feedback na hora
certa. Forneça feedback sobre o comportamento tão logo seja possível.
certa. Forneça feedback sobre o comportamento tão logo seja possível.
5. Assegure-se de que
haja entendimento. Mantenha o feedback claro e conciso.
haja entendimento. Mantenha o feedback claro e conciso.
6. Dirija o feedback
negativo para o comportamento que o receptor possa controlar. Mantenha o
feedback relevante.
negativo para o comportamento que o receptor possa controlar. Mantenha o
feedback relevante.
A comunicação será
fundamental nesse ano que se inicia.
fundamental nesse ano que se inicia.
Robson Paniago é
professor da IBE-FGV, doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del
Museo Social Argentino, mestre em Administração pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, especialista em Marketing pela Escola Superior de
Propaganda e Marketing – SP e Graduado em Administração pela Universidade São
Marcos – SP.
professor da IBE-FGV, doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del
Museo Social Argentino, mestre em Administração pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo, especialista em Marketing pela Escola Superior de
Propaganda e Marketing – SP e Graduado em Administração pela Universidade São
Marcos – SP.