O Índice de Confiança da Construção (ICST), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), subiu 0,8 ponto em dezembro, na comparação com novembro e alcançou 85,5 pontos.

Segundo a coordenadora de Projetos da Construção da FGV IBRE, Ana Maria Castelo, o aumento dos dois componentes deste indicador está melhorando também as expectativas em relação ao mercado de trabalho. “A confiança subiu 0,8, foi o quarto mês consecutivo de alta desta confiança e os dois componentes deste indicador, tanto o que capta a percepção em relação aos negócios no momento corrente, quanto de expectativas, subiram; o de expectativa subiu um pouquinho mais. Com isto, está melhorando também as expectativas em relação ao mercado de trabalho”, diz.

De acordo com Ana Maria Castelo, este é o maior nível desde dezembro de 2014, quando chegou a 88,8 pontos e, agora, depois da crise, que o mercado está apresentando resultados melhores, há uma expectativa mais positiva dos empresários. “A gente está falando de indicadores que estão em um patamar muito baixo, a queda foi muito grande, mas já há uma percepção de que o pior ficou para trás e há uma expectativa mais positiva pela frente”, avalia.

Segundo o levantamento da FGV, a proporção de empresas que relatam redução no quadro de pessoal para os próximos meses caiu de 26,2% em dezembro de 2017, para 20,5% em dezembro de 2018.

 

Foto: Construção Civil.

Crédito: Divulgação

Milton Paes

Recent Posts

CONSTRUÇÃO CIVIL ABRE 28,6 MIL NOVOS EMPREGOS EM MARÇO

A indústria da construção abriu 28.666 empregos em março, um crescimento de 1,01% em relação…

2 dias ago

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar…

3 dias ago

LUMX PROMOVE SEU PRIMEIRO HACKATHON JUNTO COM ETHEREUM RIO

A Lumx, pioneira em soluções blockchain para negócios, anuncia seu primeiro hackathon que é o…

3 dias ago