CORRIDA E CAMINHADA DO CAFÉ OCORRE NA FAZENDA SANTA ELISA EM CAMPINAS

A 3ª edição da Corrida e Caminhada do Café, acontece no próximo domingo (05/08), na histórica Fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A Corrida e Caminhada do Café vai muito além da competição esportiva, para os atletas participantes da corrida e da prática de vida saudável para adultos e crianças na caminhada. O evento também contará com a Corrida Kids.

Os participantes percorrerão trechos com plantações de café e passarão por corredor de bambuzal histórico, plantado pelo Barão Geraldo de Rezende para a sua filha que era albina. Nos seis quilômetros do percurso dentro da fazenda Santa Elisa, os participantes vão conhecer um pouco mais da história e da importância da cultura cafeeira na região de Campinas e no Brasil, como o Centro de Café Alcides Carvalho e plantações experimentais de café. Esse centro experimental começou a ser formado em 8 de fevereiro de 1892, quando foi instalado o campo de demonstração do IAC em terras da então ‘Chácara Santa Elisa’. A fazenda tem 692 hectares e 14 quilômetros de divisas e abriga sete centros de pesquisas do IAC – Café, Grãos e Fibras, Horticultura, Solos, Ecofisiologia e Biofísica, Fitossanidade e Recursos Genéticos Vegetais. Os prédios de pesquisas, administração, laboratórios e estufas são rodeados por bosques, gramados e coleções raras de plantas nativas e exóticas. As primeiras águas do ribeirão Colombo, afluente do rio Piracicaba, nascem nessa área ambiental.

O professor e estudioso do café, Ali El-Khatib, idealizador do Campinas Café Festival, entidade responsável pela realização da Corrida e Caminhada do Café, afirma que esse evento esportivo e cultural também tem como objetivo mostrar o trabalho do Instituto Agronômico de Campinas e de outras entidades, como a Unicamp, para a pesquisa e desenvolvimento do segmento cafeeiro na região e em todo o País. “Este projeto faz parte do Campinas Café Festival que começou em 2008. Há 10 anos estamos trabalhando para promover toda a cadeia produtiva do café. A Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico de Campinas é um local lindo, maravilhoso e ideal porque a corrida passa no meio do cafezal, ao lado de duas lagoas e do histórico túnel de bambu. A corrida dentro da fazenda tem a característica histórica. Tem o centro do café, que todo mundo conhece. Tem a questão do esporte, a questão da saúde, da educação, então é uma corrida que promove o ser humano”, diz.

O Professor Ali El-Khatib também enfatiza que o café é um alimento saudável. “O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. O café é um alimento saudável, consumido pela maioria dos brasileiros. Dessa forma a Corrida tem como tema – Café – O Aroma do Conhecimento e o Sabor da Felicidade”, justifica o professor Ali. Ele acrescenta que há 37 anos divulga através de eventos a cultura árabe no Brasil, que tem no café um dos seus expoentes.

Madrinha da Corrida e Caminhada do Café, Conceição Geremias, nasceu e cresceu na Fazenda Santa Elisa, onde ainda menina deu os primeiros passos no atletismo. Seu pai na época trabalhava na fazenda. Medalha de Ouro no Heptatlo, nos Jogos Panamericanos de 1983 em Caracas, Conceição Geremias participou de três olimpíadas e atualmente atua como técnica de atletismo de equipes, palestrante e consultora esportiva. “Eu não sou madrinha da corrida por acaso. Eu nasci e cresci na Fazenda Santa Elisa. Colhi muito café, principalmente as ponteiras do café que as senhoras não podiam subir muito alto as escadas e eu era uma especialista nessa área. O fato de eu ter virado atleta também tem tudo a ver com a fazenda, pois para ir para a escola eu tinha que fazer um trecho de 4km ida e volta e sempre saindo atrasada wu tinha que subir correndo e aí acabei ficando fisicamente muito condicionada para a prática do atletismo”, conta.

O Secretário de Esportes e Lazer de Campinas, Dário Saadi, afirmou  que o evento Corrida e Caminhada do Café já está incorporado ao calendário de atividades esportivas e de lazer do município. “Por tudo que esse evento já representa para o município de Campinas, incluindo o seu percurso pela histórica fazenda Santa Elisa do renomado Instituto Agronômico de Campinas, temos que apoiar esse grande evento”, acrescentou Saadi.

O evento é gratuito e é realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas, Prefeitura de Campinas e Instituto Jerusalém do Brasil. A Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) fica na Av. Doutor Theodureto de Almeida Camargo, 1500, bairro Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. A largada da corrida é as 8h30.

Foto 1 – Fazenda Santa Elisa.

Foto 2 – Corredor de bambu.

Foto 3 –  Professor Ali El-Khatib peneirando grãos de café.

Milton Paes

Recent Posts

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar…

5 horas ago

LUMX PROMOVE SEU PRIMEIRO HACKATHON JUNTO COM ETHEREUM RIO

A Lumx, pioneira em soluções blockchain para negócios, anuncia seu primeiro hackathon que é o…

16 horas ago

A CONQUISTA DO PLENO EMPREGO

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Dia do Trabalho, comemorado neste 1º de maio, alertou-nos este…

2 dias ago

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS É TEMA DO PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vem transformando as relações pessoais e profissionais.…

2 dias ago