CORRIDA E CAMINHADA DO CAFÉ OCORRE NA FAZENDA SANTA ELISA EM CAMPINAS

A 3ª edição da Corrida e Caminhada do Café, acontece no próximo domingo (05/08), na histórica Fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A Corrida e Caminhada do Café vai muito além da competição esportiva, para os atletas participantes da corrida e da prática de vida saudável para adultos e crianças na caminhada. O evento também contará com a Corrida Kids.1944(a)_Corrida_Cafe_credito_Roncon&Graça Comunicações

Os participantes percorrerão trechos com plantações de café e passarão por corredor de bambuzal histórico, plantado pelo Barão Geraldo de Rezende para a sua filha que era albina. Nos seis quilômetros do percurso dentro da fazenda Santa Elisa, os participantes vão conhecer um pouco mais da história e da importância da cultura cafeeira na região de Campinas e no Brasil, como o Centro de Café Alcides Carvalho e plantações experimentais de café. Esse centro experimental começou a ser formado em 8 de fevereiro de 1892, quando foi instalado o campo de demonstração do IAC em terras da então ‘Chácara Santa Elisa’. A fazenda tem 692 hectares e 14 quilômetros de divisas e abriga sete centros de pesquisas do IAC – Café, Grãos e Fibras, Horticultura, Solos, Ecofisiologia e Biofísica, Fitossanidade e Recursos Genéticos Vegetais. Os prédios de pesquisas, administração, laboratórios e estufas são rodeados por bosques, gramados e coleções raras de plantas nativas e exóticas. As primeiras águas do ribeirão Colombo, afluente do rio Piracicaba, nascem nessa área ambiental.

O professor e estudioso do café, Ali El-Khatib, idealizador do Campinas Café Festival, entidade responsável pela realização da Corrida e Caminhada do Café, afirma que esse evento esportivo e cultural também teCorredor de Bambu na Fazenda Sta Elisa_ IAC_Crédito_Roncon&Graça Comunicações (1)m como objetivo mostrar o trabalho do Instituto Agronômico de Campinas e de outras entidades, como a Unicamp, para a pesquisa e desenvolvimento do segmento cafeeiro na região e em todo o País. “Este projeto faz parte do Campinas Café Festival que começou em 2008. Há 10 anos estamos trabalhando para promover toda a cadeia produtiva do café. A Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico de Campinas é um local lindo, maravilhoso e ideal porque a corrida passa no meio do cafezal, ao lado de duas lagoas e do histórico túnel de bambu. A corrida dentro da fazenda tem a característica histórica. Tem o centro do café, que todo mundo conhece. Tem a questão do esporte, a questão da saúde, da educação, então é uma corrida que promove o ser humano”, diz.

O Professor Ali El-Khatib também enfatiza que o café é um alimento saudável. “O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. O café é um alimento saudável, consumido pela maioria dos brasileiros. Dessa forma a Corrida tem como tema – Café – O Aroma do Conhecimento e o Sabor da Felicidade”, justifica o professor Ali. Ele acrescenta que há 37 anos divulga através de eventos a cultura árabe no Brasil, que tem no café um dos seus expoentes.

Madrinha da Corrida e Caminhada do Café, Conceição Geremias, nasceu e cresceu na Fazenda Santa Elisa, onde ainda menina deu os primeiros passos no atletismAli El-Khatib_CorridaCafe_Credito_Roncon&Graça Com_7561o. Seu pai na época trabalhava na fazenda. Medalha de Ouro no Heptatlo, nos Jogos Panamericanos de 1983 em Caracas, Conceição Geremias participou de três olimpíadas e atualmente atua como técnica de atletismo de equipes, palestrante e consultora esportiva. “Eu não sou madrinha da corrida por acaso. Eu nasci e cresci na Fazenda Santa Elisa. Colhi muito café, principalmente as ponteiras do café que as senhoras não podiam subir muito alto as escadas e eu era uma especialista nessa área. O fato de eu ter virado atleta também tem tudo a ver com a fazenda, pois para ir para a escola eu tinha que fazer um trecho de 4km ida e volta e sempre saindo atrasada wu tinha que subir correndo e aí acabei ficando fisicamente muito condicionada para a prática do atletismo”, conta.

O Secretário de Esportes e Lazer de Campinas, Dário Saadi, afirmou  que o evento Corrida e Caminhada do Café já está incorporado ao calendário de atividades esportivas e de lazer do município. “Por tudo que esse evento já representa para o município de Campinas, incluindo o seu percurso pela histórica fazenda Santa Elisa do renomado Instituto Agronômico de Campinas, temos que apoiar esse grande evento”, acrescentou Saadi.

O evento é gratuito e é realizado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas, Prefeitura de Campinas e Instituto Jerusalém do Brasil. A Fazenda Santa Elisa do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) fica na Av. Doutor Theodureto de Almeida Camargo, 1500, bairro Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. A largada da corrida é as 8h30.

Foto 1 – Fazenda Santa Elisa.

Foto 2 – Corredor de bambu.

Foto 3 –  Professor Ali El-Khatib peneirando grãos de café.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS GANHA SALA VIP NO TERMINAL DE PASSAGEIROS

A AMBAAR Lounge, em parceria com a Airport Dimensions, abriu nesta quarta-feira (01/12) o primeiro …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn