ELLEVO DESENVOLVE ELLENA, SEU PRIMEIRO BOT DA ÁREA DE SOLUÇÕES EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Apontada como uma das tendências do setor de tecnologia da informação, a Inteligência Artificial (AI) já é uma realidade no Brasil. E os bots, robôs programados para interagir com seres humanos através de conversas de voz e escrita, passaram a fazer parte do portfólio de soluções da Ellevo, empresa catarinense de TI. 

A companhia, que no primeiro semestre firmou parceria com a IBM dentro do projeto global de AI Watson, agora já conta com uma aplicação interna em pleno funcionamento. Desenvolvida para o controle da temperatura da sala de servidores da própria empresa, a Ellena é o primeiro exemplo de aplicação de AI desenvolvida pela Ellevo.

Através de áudio e chat é possível verificar quais dos ares condicionados do ambiente estão ligados e a temperatura em que foram programados. É possível ainda ajustar o maquinário, deixando o ambiente mais refrigerado ou aquecido, bem como ligando ou desligando os aparelhos.

O diretor da Ellevo, Carlos Alberto D’Avila, explica que o piloto proporcionou à empresa vivenciar no seu dia a dia as vantagens da aplicação e se especializar no desenvolvimento da tecnologia. “Já temos bots sendo criados também para clientes, mas optamos por desenvolver inicialmente um projeto interno para que possamos exemplificar as vantagens da AI no dia a dia. Através da integração com a sala de servidores, a Ellena identifica e interage com o interlocutor, repassando informações solicitadas e sinalizando algumas possibilidades de ajuste, sem que haja intervenção humana”, diz.

Em 2017 a companhia projeta crescimento de 50% e o investimento em Inteligência Artificial é a principal aposta para o resultado. A Ellevo também passou por uma reformulação comercial e de marca e otimização da plataforma de produtos. Com a IBM, a parceria ocorre ainda na vertical Bluemix – Cloud Infrastructure, já que as aplicações da companhia são hospedadas na nuvem da empresa global, uma das mais seguras do mundo.

Atualmente a Ellevo atende empresas como BRF, Renault, Grupo Positivo, Fiesc e Senior Sistemas. Conta com cerca de 200 clientes e mais de 100 mil usuários ativos em suas plataformas.

Foto: Diretor da Ellevo, Carlos Alberto D’Avila.

Crédito: Daniel Zimmermann

Milton Paes

Recent Posts

CONSTRUÇÃO CIVIL ABRE 28,6 MIL NOVOS EMPREGOS EM MARÇO

A indústria da construção abriu 28.666 empregos em março, um crescimento de 1,01% em relação…

2 dias ago

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar…

3 dias ago

LUMX PROMOVE SEU PRIMEIRO HACKATHON JUNTO COM ETHEREUM RIO

A Lumx, pioneira em soluções blockchain para negócios, anuncia seu primeiro hackathon que é o…

3 dias ago