Na última sexta-feira (11/10) o Mercado Livre, empresa líder na oferta de tecnologia para o e-commerce na América Latina, anunciou o vencedor da etapa brasileira do Programa “Empreender com Impacto”: o Free Soul Food, de São Paulo. Focado em culinária saudável , o negócio gera impacto social por meio da alimentação viva, da contratação de imigrantes e de parcerias com nanoempreendedoras de iniciativas como o Consulado da Mulher
A Free Soul Food ganhou benefícios para mídia e utilização do ecossistema de soluções do Mercado Livre. E, no próximo mês de novembro, representará o Brasil na etapa latino americana, que acontece na Argentina, concorrendo a um prêmio de US$ 5 mil, ao lado de empreendedores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai.
Outros dois negócios de impacto que se destacaram ao longo do programa, e que também chegaram a final, foram: Da Tribu, liderado por Tainah Fagundes, que desenvolve jóias orgânicas, a partir da sociobiodiversidade da Floresta Amazônica, valorizando ativos e saberes locais e gerando renda para famílias ribeirinhas; e o Selo Origens Brasil, desenvolvido pelo Imaflora, com uma nova forma de fazer negócios sustentáveis na Amazônia em áreas prioritárias de conservação, garantindo transparência, rastreabilidade da cadeia produtiva e valorização de populações tradicionais e povos indígenas.”Acredito que o Programa contribuiu principalmente para a consolidação desses empreendimentos como negócios de impacto, fortalecendo uma rede de empreendedores espalhados por toda a América Latina”, disse Laura Motta, responsável pela área de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.
A especialista reafirmou a importância do programa e reiterou o compromisso da companhia em impulsionar o ecossistema de empreendedores de impacto de diversas maneiras, como a nova seção de produtos sustentáveis do marketplace.
Maíra Costa, sócia-proprietária da Free Soul Food, destacou a importância do processo. “Esse foi um processo muito importante. Aproveitamos a oportunidade para fazer uma análise profunda do nosso negócio e nos entender melhor. Foi uma grande novidade nos descobrirmos como empreendedores sociais e compreender que nosso melhor modelo de negócios não é apenas B2C, que era o que acreditávamos.”, afirmou
Para ela, o programa ajudou a afinar o modelo de negócios de forma guiada, apoiada por tutores experientes e com uma grade de aulas pensada de forma sistemática, permitindo que ao final do curso fosse possível criar uma framework mais robusto e também melhorar a estrutura do pitch da empresa.
O “Empreender com Impacto” é uma iniciativa do Mercado Livre em parceria com o Programa de aceleração Mayma Humanidade Empreendedora para capacitação online de empreendedores com ideias e negócios capazes de gerar impacto econômico, social e/ou ambiental. O curso é composto por 15 aulas on-line (webinars), acompanhamento de especialistas e uma plataforma de aprendizagem com materiais de apoio para aprofundar o conhecimento. Além disso, os participantes tiveram acesso a mentorias, seminários internacionais relevantes, à comunidade empreendedora latino-americana, além de concorrer a prêmios para impulsionar seus negócios.
O “Empreender com Impacto” busca apoiar o desenvolvimento de negócios sustentáveis no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Uruguai, por meio de uma comunidade que reúne ferramentas, conteúdos e especialistas do ecossistema de impacto da região. Lançado este ano, formou 200 empreendedores capacitados na América Latina.
Fundado em 1999, o Mercado Livre é a companhia líder na oferta de tecnologia para o comércio eletrônico na América Latina e oferece soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, pagar, anunciar e enviar produtos e serviços por meio da internet. Para oferecer a melhor experiência a compradores e vendedores, a empresa conta com as seguintes áreas de negócios: o Marketplace mercadolivre.com, Mercado Pago, Mercado Envios, Mercado Livre Classificados, Mercado Livre Publicidade e Mercado Shops.
O mercadolivre.com é o maior e mais completo marketplace da América Latina, com 247 milhões de usuários e mais de 19 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas. A cada segundo, 10 vendas são realizadas na plataforma. Ao todo, são mais de 150 milhões de ofertas em tempo real, distribuídas em 1.460 categorias e subcategorias de produtos. Vencedor da categoria Site de Compras no “Prêmio Top of Mind da Folha 2018”, o Mercado Livre no Brasil é líder em tráfego entre os sites de varejo com 74 milhões de visitantes únicos/mês, segundo a Similar Web, ferramenta referência para o mercado de tecnologia e inovação.
Mayma é um programa de desenvolvimento empreendedor com impacto social e ambiental que atua na Argentina há 13 anos, buscando acelerar a transformação para uma economia mais humana. Originalmente chamado Bid Challenge, graças ao impulso da ONG Bid Network, tornou-se “independente” há 7 anos e passou a chamar Mayma (“Todos” em Guarani). Em suas 13 edições, foram mais de 1.000 empreendedores que participaram de diversas atividades de treinamento, orientação, vinculação comercial, vinculação financeira e investimento, gerando uma grande comunidade de empreendedores. Nesta edição de 2019, o Mayma está organizado pela associação civil Contribuir para o desenvolvimento local em parceria com as empresas de impacto Emprediem e Giral e em aliança com vários atores e movimentos que impulsionam uma nova economia.
A Giral apoia empresas e organizações não governamentais no planejamento e implementação de iniciativas de geração e compartilhamento de valor. Atuamos em três frentes principais: Inteligência de Recursos; Governança Intersetorial; e Negócios de Impacto. Há mais de 15 anos desenvolvemos estratégias e projetos customizados para cada contexto buscando impacto positivo nos âmbitos social, ambiental, cultural e econômico.
Foto 1: Tainah Fagundes Da Tribuh; Maíra da Costa da Free Soul Food e Luiz Antônio da Origens Brasil.
Foto 2: Maíra da Costa e Janete da Costa da Free Soul Food.
Crédito: Divulgação.
As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil,…
ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras…
Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as…
O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro…
A Zucatoys, fabricante de brinquedos que estimulam as crianças a dar asas à imaginação, apresenta…
Muitos executivos desejam diversificar seus investimentos no exterior, mas não sabem como, têm muitas dúvidas…