Categories: Panorama de Negócios

EMPRESAS AÉREAS BRASILEIRAS REGISTRAM AUMENTO DE EMBARQUES

22 de outubro de 2014.
Cerca de 84,2 milhões de passageiros
já embarcaram pelas principais companhias aéreas brasileiras este ano, em voos
nacionais e internacionais, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas
Aéreas (Abear). As empresas associadas à entidade (Avianca, Azul, Tam e Gol)
registraram um aumento de 3% na procura por transporte aéreo doméstico, em
comparação a setembro de 2013. Segundo o Ministério do Turismo, no ano passado
foram realizados cerca de 89 milhões de desembarques domésticos e 9,4 milhões
de desembarques internacionais no país. “Os números são reflexo dos
investimentos realizados nos aeroportos, a ampliação da malha aérea ao longo
dos anos e o maior acesso da classe média às viagens de avião”, disse o ministro
do Turismo, Vinicius Lages.
O estudo de – Sondagem do Consumidor, do Ministério
do Turismo, que é realizado todos os meses sem sete capitais, mostra que a
intenção dos brasileiros em viajar de avião aumentou cerca de 57% em sete anos:
37,1% dos entrevistados demonstraram desejo de viajar de avião em setembro de
2007, enquanto que no mesmo período de 2014 o registro é de 58,3%.

Somente em setembro deste ano, os passageiros embarcados pelas empresas
associadas à Abear, em voos domésticos, já somam 6,7 milhões, sendo 3,8% a mais
que em 2013. Segundo a entidade, o crescimento nos primeiros meses de 2014 e a
relativa estabilidade durante a temporada de realização da Copa do Mundo
resultam em uma expansão acumulada da demanda de 5,4% até agora. A estatística é
medida em RPKs (passageiros-quilômetros transportados). A oferta doméstica,
medida em ASKs (assentos-quilômetros oferecidos), que tem sido gerenciada
atentamente pelas transportadoras com vistas ao aumento da eficiência dos
serviços oferecidos.

O resultado de setembro é positivo para um mês de atividade mais fraca no setor
devido a sazonalidade. A existência de um dia útil a mais nos dados de setembro
de 2014 em relação a setembro de 2013, além de um amplo trabalho das companhias
aéreas para promoverem seus produtos e serviços, mantendo em alta a procura por
viagens aéreas de lazer no país, em um momento de baixa no mercado corporativo,
são fatores que contribuíram para este desempenho.

Foto – Avião da Azul.
Crédito: Christyam de Lima
Milton Paes

Recent Posts

FACULDADE DO COMÉRCIO PARTICIPA DE CONGRESSO DA FACESP EM ÁGUAS DE LINDÓIA

A Faculdade do Comércio, entidade educacional ligada à Associação Comercial de São Paulo, eleita a…

2 dias ago

SDF SUMMIT TRAZ IMERSÃO DE FRANCHISING PARA CURITIBA

Conhecida como a “Capital brasileira das franquias”, Curitiba (PR) tem se destacado cada vez mais…

2 dias ago

LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE DE PETS PELAS COMPANHIAS AÉREAS

ARTIGO DA ADVOGADA LAURA FALSARELLA O recente caso do cão Joca causou uma comoção geral,…

3 dias ago