EMPRESAS AÉREAS BRASILEIRAS REGISTRAM AUMENTO DE EMBARQUES

22 de outubro de 2014.
Cerca de 84,2 milhões de passageiros
já embarcaram pelas principais companhias aéreas brasileiras este ano, em voos
nacionais e internacionais, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas
Aéreas (Abear). As empresas associadas à entidade (Avianca, Azul, Tam e Gol)
registraram um aumento de 3% na procura por transporte aéreo doméstico, em
comparação a setembro de 2013. Segundo o Ministério do Turismo, no ano passado
foram realizados cerca de 89 milhões de desembarques domésticos e 9,4 milhões
de desembarques internacionais no país. “Os números são reflexo dos
investimentos realizados nos aeroportos, a ampliação da malha aérea ao longo
dos anos e o maior acesso da classe média às viagens de avião”, disse o ministro
do Turismo, Vinicius Lages. 
O estudo de – Sondagem do Consumidor, do Ministério
do Turismo, que é realizado todos os meses sem sete capitais, mostra que a
intenção dos brasileiros em viajar de avião aumentou cerca de 57% em sete anos:
37,1% dos entrevistados demonstraram desejo de viajar de avião em setembro de
2007, enquanto que no mesmo período de 2014 o registro é de 58,3%.

Somente em setembro deste ano, os passageiros embarcados pelas empresas
associadas à Abear, em voos domésticos, já somam 6,7 milhões, sendo 3,8% a mais
que em 2013. Segundo a entidade, o crescimento nos primeiros meses de 2014 e a
relativa estabilidade durante a temporada de realização da Copa do Mundo
resultam em uma expansão acumulada da demanda de 5,4% até agora. A estatística é
medida em RPKs (passageiros-quilômetros transportados). A oferta doméstica,
medida em ASKs (assentos-quilômetros oferecidos), que tem sido gerenciada
atentamente pelas transportadoras com vistas ao aumento da eficiência dos
serviços oferecidos.

O resultado de setembro é positivo para um mês de atividade mais fraca no setor
devido a sazonalidade. A existência de um dia útil a mais nos dados de setembro
de 2014 em relação a setembro de 2013, além de um amplo trabalho das companhias
aéreas para promoverem seus produtos e serviços, mantendo em alta a procura por
viagens aéreas de lazer no país, em um momento de baixa no mercado corporativo,
são fatores que contribuíram para este desempenho.

Foto – Avião da Azul.
Crédito: Christyam de Lima
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

RODADA DE NEGÓCIOS PROMOVIDA PELO CIESP CAMPINAS MOBILIZA 140 EMPRESAS

A 1ª Rodada de Negócios promovida pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn