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EMPRESAS DE TÁXI AÉREO PROMOVEM ENCONTRO NACIONAL EM SÃO PAULO

A ANAC (Agência Nacional de Aviação
Civil) já confirmou a presença no IV Encontro Nacional das Empresas de Táxi
Aéreo que acontece no próximo sábado, dia 8 de dezembro, em São Paulo (SP). As
empresas de táxi aéreo de todo o território nacional estarão reunidas no
Aeroporto Campo de Marte (Hangar Helimarte), em São Paulo, para discutir o
futuro do segmento no país. A presença do Gerente de Vigilância de Operações da
Aviação Geral, Antonio Alessandro Mello Dias, está confirmada, assim como de
mais de 40 empresários do setor.

O encontro está sendo organizado pela
ABTAer (Associação Brasileira de Táxis Aéreos) e vai colocar em pauta as
elevadas taxas aeroportuárias, a concorrência desleal com o transporte aéreo
pirata, a exigência de treinamento da tripulação em simuladores e os atuais
tempo de resposta da ANAC para os pedidos de pilotos e empresas protocolados. O
encontro começa às 9h e vai até as 17h.

Mesmo com a crise econômica mundial,
percebe-se que nos outros países o táxi aéreo vive um momento especial. No
Brasil, apesar de uma economia mais robusta e dos inúmeros problemas de
mobilidade, o cenário é bem menos otimista para o segmento. Muitos empresários
do setor reclamam do aumento abusivo de taxas nos aeroportos e das exigências
inviáveis para pequenos operadores. Segundo eles, a tanto a legislação quanto
as taxações são voltadas para linhas aéreas, deixando o serviço de táxi aéreo
sufocado.

Com as atuais demissões em massa de
pilotos pelas linhas aéreas, os táxis aéreos, que normalmente absorveriam tais
mãos-de-obra, não puderam contratar devido ao impacto econômico das medidas
tomadas pelas autoridades aeronáuticas. “Ao contrário, temos visto muitas
empresas de táxis aéreos sendo fechadas ou com seus certificados suspensos
devido aos altos encargos e requerimentos. O colapso da aviação brasileira está
sendo sinalizado pelos movimentos do mercado”, disse o Comandante Milton
Arantes, presidente da ABTaer.

Além de todas estas questões, o
Encontro Nacional das Empresas de Táxi Aéreo vai debater também a exigência de
treinamento da tripulação em simuladores, o que muitas vezes só pode ser feito
no exterior. “Sem contar que vivemos no segmento uma concorrência desleal, por
um lado uma forte exigência das autoridades sobre as empresas regularizadas, de
outro o transporte clandestino”, lembra o Comandante. Segundo ele, na da
Fórmula 1, no último fim de semana em São Paulo, por exemplo, 90% dos
helicópteros eram “piratas”, ou seja, não autorizados para serviço remunerado.

A ABTAer é uma organização não
governamental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, composta atualmente por
quarenta membros associados, representando 16 Estados. A entidade nasceu há
dois anos da iniciativa dos empresários do setor, que buscam a solução para os
problemas que atingem esse segmento. O objetivo da ABTaer é interagir com os
Órgãos Reguladores da Aviação Civil e apoio político, visando mitigar os problemas
e dificuldades que atingem a categoria.

Milton Paes

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