Sebrae apontam que 70% das empresas fecham nos primeiros cinco anos de
funcionamento. O professor da IBE-FGV, Edney Antonio
Bruscagin Pin, disse que muito se fala em empreendedorismo e o Brasil é o
campeão em empreendedorismo, no entanto, é o país que mais abre empresas e negócios
anualmente e também é o que mais fecha. “Eu não sei se no saldo positivo do
mais e do menos a gente pode realmente carregar esse título”, diz.
Para o professor Edney Pin também tem outro ponto a ser observado sob o
ponto de vista da questão social e que se refere à geração Y. “A chegada dessa
geração Y no mercado agora também tem uma influência. Os jovens da geração Y
trocam de opinião muito rápido, não tem medo de errar, tá ficando na casa dos
pais por um período maior, o que dá a possibilidade de fazer um pé de meia para
tentar arriscar em um negócio próprio até porque ele espera um crescimento na
vida profissional dele muito mais rápido
do que as grandes organizações normalmente podem oferecer e aí ele vai
tentando. Abre um negócio numa área que
acha que gosta. Não dá o retorno ou não o satisfaz, ele fecha e abre uma nova
empresa em outro seguimento e esses números acabam engordando a estatística”,
diz.
Ainda
segundo o professor, quando se faz o planejamento para desenvolver uma ideia de
negócio, o aventureiro passa a ser um empreendedor com boas chances de ser bem
sucedido. “Planejamento estratégico é a alma de qualquer organização. Deve ser
aplicado em todas as áreas, até na vida pessoal e em sua carreira. Por exemplo,
ao construir uma casa, é preciso saber onde comprar o material de construção
mais barato, encontrar bons fornecedores, procurar a melhor mão-de-obra e só
dar o passo seguinte quando a etapa anterior estiver completa”, explica Pin.
Com o
planejamento, o empreendedor também desenvolve uma visão mais apurada da área
em que está inserido e estará preparado para enxergar as oportunidades
corretas. “Pior do que não embarcar em uma oportunidade, é escolher a errada ou
não estar preparado. Munido de informações, ele também vai saber entender que
aquela proposta não é ideal para o momento. Assim, vai poder capacitar-se e
estruturar seu plano de negócios, para quando outra oportunidade melhor
passar”, explica Pin.
A Faculdade do Comércio, entidade educacional ligada à Associação Comercial de São Paulo, eleita a…
Pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a Orbis Pesquisa…
Conhecida como a “Capital brasileira das franquias”, Curitiba (PR) tem se destacado cada vez mais…
ARTIGO DA ADVOGADA LAURA FALSARELLA O recente caso do cão Joca causou uma comoção geral,…
O Santander Brasil avança na Região Metropolitana de Campinas (RMC) com a conquista da folha…
Líder em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), o Bureau Veritas inspecionou cerca de 8 milhões…