De janeiro a junho deste ano, as MPEs faturaram R$
268,6 bilhões, R$ 9,3 bilhões a mais do que no primeiro semestre de 2012. Só em
junho, a receita foi de R$ 43,5 bilhões, R$ 912 milhões acima da de junho de
2012, o que configura alta de 2,1%. Em relação a maio, houve queda de R$ 4
bilhões, em índices percentuais uma redução de 8,4%. “A desaceleração no primeiro
semestre pode ser explicada pelo ritmo mais modesto de crescimento da atividade
econômica em 2013 e pelas incertezas do setor, como a desvalorização cambial e
o aumento da inflação, que afetam a situação dos pequenos negócios”, afirma o
diretor-superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Na análise por regiões, o ABC registrou aumento de
11,5% no faturamento do semestre. A cidade de São Paulo teve alta de 6,5% no
indicador. A região metropolitana de São Paulo e o interior apresentaram
elevação de 5,3% e 1,8%, respectivamente. “Se considerarmos apenas junho, o
índice de faturamento representa o melhor resultado para o mês desde 2001, o
que se deve, em grande parte, ao bom nível de consumo no mercado interno, o que
mantém o desempenho dos pequenos negócios em nível relativamente elevado”,
explica o consultor do Sebrae-SP, Pedro Gonçalves.
A maioria, ou seja, 55% dos donos de micro e
pequenas empresas espera estabilidade no faturamento da sua empresa nos
próximos seis meses. Em julho de 2013, os que acreditavam em melhora no
faturamento eram 26%, uma queda em relação a julho de 2012, quando 32% previam
crescimento na receita.
Na opinião de Caetano, essa mudança nas
expectativas dos empreendedores acompanha a perspectiva dos economistas. “Houve
aumento do pessimismo dos analistas de mercado em relação à economia do País; a
expectativa de crescimento do PIB, detectada pelo levantamento do Banco
Central, caiu de 3,3% em janeiro para 2,24% atualmente”, diz.
O consultor do Sebrae-SP, Pedro Gonçalves completa
ressaltando a importância de que a inflação se mantenha sob controle. “O
controle da inflação contribui para a manutenção do poder de compra da
população, favorecendo o consumo interno, que é o principal mercado das
MPEs”.
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