Categories: Panorama de Negócios

FREUDENBERG CONTINUA CRESCENDO COM RENTABILIDADE

22 de abril de 2016.
Freudenberg, um grupo
global diversificado de tecnologia, continua com seu desenvolvimento de
negócios positivo apesar das condições desafiadoras em todo o mundo, as vendas
aumentaram em 7,6%, para € 7,57 bilhões com base no método de consolidação pro
rata das joint ventures. Ajustados aos efeitos cambiais, as vendas cresceram
cerca de 1.6%. “Nós completamos mais um ano com crescimento rentável e
sustentável. Além disso, desenvolvemos a empresa para estar pronta para o
futuro através de muitos projetos de longo prazo”, disse o Dr. Mohsen
Sohi, CEO do Grupo Freudenberg.
Durante os últimos
cinco anos, as vendas da empresa cresceram de € 5,5 bilhões em 2010 para os €
7,57 bilhões em 2015 através de crescimento orgânico e de sua estratégia de
“buy and build”. No Brasil, as vendas cresceram 1,3% de R$ 659
milhões em 2014 para R$ 668 milhões em 2015. “Nosso resultado foi diretamente
afetado pela crise econômica no Brasil, principalmente no setor automotivo.
Mesmo assim, devido aos nossos esforços pela diversificação de mercados e
reestruturações organizacionais, conseguimos encerrar o ano com crescimento”,
disse Juan Carlos Borchardt, Representante Regional da Freudenberg na América
do Sul.
O investimento da
Freudenberg na América do Sul em 2015 totalizou €11,6 milhões ou R$ 50 milhões,
destes R$ 41,8 milhões no Brasil. Esses investimentos foram feitos para
melhorar e expandir as fábricas existentes, bem como as instalações de pesquisa
e desenvolvimento em quase todas as unidades de negócios. “Mesmo com a recessão
econômica no Brasil, as estratégias do Grupo Freudenberg são de longo prazo. Um
exemplo importante é o novo site conjunto das empresas da Freudenberg:
Chem-Trend e SurTec, em Valinhos, que será inaugurado oficialmente no final
deste mês”, ressalta Borchardt.
A Freudenberg
investiu mais do que nunca em inovação durante o ano passado; o Grupo
Freudenberg conduziu atividades de pesquisa e desenvolvimento no valor de €
315,3 milhões (ano anterior: € 270,3 milhões). Isto corresponde a 4,2% (ano
anterior: 3,8%) destinados a pesquisa e desenvolvimento.  O objetivo de todas as atividades é aumentar
ainda mais a participação de novos produtos nas vendas. A participação dos
produtos com menos de quatro anos de idade chegou a 26,0% (ano anterior: 28,2
%). Um total de 2.772 colaboradores trabalhou em P&D em 2015 (2.582 em
2014).
O Brasil segue a
mesma estratégia, no novo site em Valinhos as instalações de P&D
desenvolvem produtos adaptados ao mercado brasileiro. “As ações de inovação de
cada empresa incorporam o principal ponto forte da Freudenberg – competência em
materiais, que é constantemente expandido”, disse Sohi. “Nossos esforços
corporativos são focados nas principais tecnologias transversais relevantes
para vários segmentos. Eles reforçam a nossa força inovadora”, completou.
A Freudenberg tem
como objetivo fazer a diferença para as comunidades e vizinhos de todas as
unidades em todo o mundo. É por isso que uma equipe da alta gestão, composta
por representantes de todas as regiões globais lançou a iniciativa
“e²” (educação e meio ambiente), em meados de 2015. O objetivo é dar
às pessoas melhor acesso à educação e ao mercado de trabalho, e incentivar a
proteção ambiental. Em Barueri, São Paulo, Brasil, a Freudenberg apoia o CEPAC
(Associação para a Proteção de Crianças e Adolescentes), uma organização sem
fins lucrativos que promove o crescimento pessoal, social e cultural de
crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos, através da formação educacional e
profissional, bem como a valorização de princípios éticos. A Freudenberg está
patrocinando o Programa Profissionalizante com € 93 mil por três anos. Jovens
recebem aulas complementares, por exemplo, de logística, TI ou administrativa,
que visam prepará-los para o futuro, aumentando suas chances de encontrar um
bom emprego. A ajuda de Freudenberg permitirá que por ano, 130 adolescentes
participem do programa.
Perspectivas para 2016


Com base em sua
análise recente, apesar de todos os desafios a serem enfrentados, o Grupo
Freudenberg espera um crescimento nas vendas entre 1 e 3%,  e um lucro operacional ligeiramente acima dos
números do ano anterior. Quase todas as Unidades de Negócios deverão contribuir
para esse desempenho. Com base nesta previsão, a Freudenberg espera um
desenvolvimento estável no seu retorno sobre as vendas.
A Freudenberg é um
grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma
duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com seus
parceiros, clientes e a comunidade científica, o Grupo Freudenberg desenvolve
tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 30 segmentos
de mercados e milhares de aplicações. Força da inovação, intensa orientação ao
cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do nosso Grupo.
A empresa de 167 anos
vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade,
pró-atividade e ação responsável. Em 2015, o Grupo Freudenberg empregou mais de
40.000 pessoas em 57 países em todo o mundo e obteve um faturamento de mais de
€ 7,5 bilhões.
Foto – 1: Juan Carlo Borchardt, Representante Regional da Freudenberg na América do Sul.
Foto – 2: Linha de produção da EagleBurgmann.
Crédito: Divulgação.
Milton Paes

Recent Posts

FACULDADE DO COMÉRCIO PARTICIPA DE CONGRESSO DA FACESP EM ÁGUAS DE LINDÓIA

A Faculdade do Comércio, entidade educacional ligada à Associação Comercial de São Paulo, eleita a…

1 dia ago

SDF SUMMIT TRAZ IMERSÃO DE FRANCHISING PARA CURITIBA

Conhecida como a “Capital brasileira das franquias”, Curitiba (PR) tem se destacado cada vez mais…

1 dia ago

LEGISLAÇÃO DE TRANSPORTE DE PETS PELAS COMPANHIAS AÉREAS

ARTIGO DA ADVOGADA LAURA FALSARELLA O recente caso do cão Joca causou uma comoção geral,…

2 dias ago