FREUDENBERG CONTINUA CRESCENDO COM RENTABILIDADE

22 de abril de 2016.
Freudenberg, um grupo
global diversificado de tecnologia, continua com seu desenvolvimento de
negócios positivo apesar das condições desafiadoras em todo o mundo, as vendas
aumentaram em 7,6%, para € 7,57 bilhões com base no método de consolidação pro
rata das joint ventures. Ajustados aos efeitos cambiais, as vendas cresceram
cerca de 1.6%. “Nós completamos mais um ano com crescimento rentável e
sustentável. Além disso, desenvolvemos a empresa para estar pronta para o
futuro através de muitos projetos de longo prazo”, disse o Dr. Mohsen
Sohi, CEO do Grupo Freudenberg.
Durante os últimos
cinco anos, as vendas da empresa cresceram de € 5,5 bilhões em 2010 para os €
7,57 bilhões em 2015 através de crescimento orgânico e de sua estratégia de
“buy and build”. No Brasil, as vendas cresceram 1,3% de R$ 659
milhões em 2014 para R$ 668 milhões em 2015. “Nosso resultado foi diretamente
afetado pela crise econômica no Brasil, principalmente no setor automotivo.
Mesmo assim, devido aos nossos esforços pela diversificação de mercados e
reestruturações organizacionais, conseguimos encerrar o ano com crescimento”,
disse Juan Carlos Borchardt, Representante Regional da Freudenberg na América
do Sul.
O investimento da
Freudenberg na América do Sul em 2015 totalizou €11,6 milhões ou R$ 50 milhões,
destes R$ 41,8 milhões no Brasil. Esses investimentos foram feitos para
melhorar e expandir as fábricas existentes, bem como as instalações de pesquisa
e desenvolvimento em quase todas as unidades de negócios. “Mesmo com a recessão
econômica no Brasil, as estratégias do Grupo Freudenberg são de longo prazo. Um
exemplo importante é o novo site conjunto das empresas da Freudenberg:
Chem-Trend e SurTec, em Valinhos, que será inaugurado oficialmente no final
deste mês”, ressalta Borchardt.
A Freudenberg
investiu mais do que nunca em inovação durante o ano passado; o Grupo
Freudenberg conduziu atividades de pesquisa e desenvolvimento no valor de €
315,3 milhões (ano anterior: € 270,3 milhões). Isto corresponde a 4,2% (ano
anterior: 3,8%) destinados a pesquisa e desenvolvimento.  O objetivo de todas as atividades é aumentar
ainda mais a participação de novos produtos nas vendas. A participação dos
produtos com menos de quatro anos de idade chegou a 26,0% (ano anterior: 28,2
%). Um total de 2.772 colaboradores trabalhou em P&D em 2015 (2.582 em
2014).
O Brasil segue a
mesma estratégia, no novo site em Valinhos as instalações de P&D
desenvolvem produtos adaptados ao mercado brasileiro. “As ações de inovação de
cada empresa incorporam o principal ponto forte da Freudenberg – competência em
materiais, que é constantemente expandido”, disse Sohi. “Nossos esforços
corporativos são focados nas principais tecnologias transversais relevantes
para vários segmentos. Eles reforçam a nossa força inovadora”, completou.
A Freudenberg tem
como objetivo fazer a diferença para as comunidades e vizinhos de todas as
unidades em todo o mundo. É por isso que uma equipe da alta gestão, composta
por representantes de todas as regiões globais lançou a iniciativa
“e²” (educação e meio ambiente), em meados de 2015. O objetivo é dar
às pessoas melhor acesso à educação e ao mercado de trabalho, e incentivar a
proteção ambiental. Em Barueri, São Paulo, Brasil, a Freudenberg apoia o CEPAC
(Associação para a Proteção de Crianças e Adolescentes), uma organização sem
fins lucrativos que promove o crescimento pessoal, social e cultural de
crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos, através da formação educacional e
profissional, bem como a valorização de princípios éticos. A Freudenberg está
patrocinando o Programa Profissionalizante com € 93 mil por três anos. Jovens
recebem aulas complementares, por exemplo, de logística, TI ou administrativa,
que visam prepará-los para o futuro, aumentando suas chances de encontrar um
bom emprego. A ajuda de Freudenberg permitirá que por ano, 130 adolescentes
participem do programa.
Perspectivas para 2016


Com base em sua
análise recente, apesar de todos os desafios a serem enfrentados, o Grupo
Freudenberg espera um crescimento nas vendas entre 1 e 3%,  e um lucro operacional ligeiramente acima dos
números do ano anterior. Quase todas as Unidades de Negócios deverão contribuir
para esse desempenho. Com base nesta previsão, a Freudenberg espera um
desenvolvimento estável no seu retorno sobre as vendas.
A Freudenberg é um
grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma
duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com seus
parceiros, clientes e a comunidade científica, o Grupo Freudenberg desenvolve
tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 30 segmentos
de mercados e milhares de aplicações. Força da inovação, intensa orientação ao
cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do nosso Grupo.
A empresa de 167 anos
vivencia fortemente seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade,
pró-atividade e ação responsável. Em 2015, o Grupo Freudenberg empregou mais de
40.000 pessoas em 57 países em todo o mundo e obteve um faturamento de mais de
€ 7,5 bilhões.
Foto – 1: Juan Carlo Borchardt, Representante Regional da Freudenberg na América do Sul.
Foto – 2: Linha de produção da EagleBurgmann.
Crédito: Divulgação.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

BAZAR DAS BIAS OCORRE COM OPÇÕES DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES

As empresárias e amigas Bia Milani e Bia Traldi se uniram em 2019 para trazer …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn