FREUDENBERG INVESTE EM INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE COM INICIATIVAS INTEGRADAS

Para fortalecer globalmente a marca e dar oportunidades aos profissionais dentro das empresas do Grupo de participarem de iniciativas de inovação e sustentabilidade a Freudenberg criou, em 2015, o projeto “Innovating Together” que conta com ações locais em diversos países. A ideia principal do projeto é o estímulo do conhecimento e a busca por novas tecnologias de maneira integrada para aproveitar ao máximo as sinergias e potenciais presentes no Grupo, com o objetivo de co-criar oportunidades de negócios.

De acordo com Matthias Messer, Head do Departamento de Inovação na sede da Freudenberg em Weinheim, na Alemanha, as ações são prncípios fundamentais dentro da empresa. “A proteção e a viabilidade da sociedade e dos negócios é um dos pilares da nossa empresa e, assim, agimos de acordo com os desafios e as megatendências da sociedade atual, porém com foco no futuro. Acompanhamos e analisamos a evolução da população mundial em crescimento, a elevação do padrão de vida que está integrada ao consumo maior dos recursos e o aumento associado das emissões industriais, da redução dos recursos e das mudanças no ambiente de trabalho global”, diz Messer.

No Brasil, o projeto que leva o nome de “Innovating Together Brasil” conta com a parceria da Fundação Dom Cabral e a participação da IBM, que ofereceu o seu Laboratório de Inovação para promover a troca de ideias e a ampliação do conhecimento. Neste ano, já foram promovidos workshops e encontros para explorar temas como Design Thinking, Internet das Coisas, Inovação, Sustentabilidade, Inteligência Cognitiva entre outros.

Por meio da troca de experiências e da atualização das boas práticas de mercado, o objetivo é apresentar ações que possam ser implantadas em âmbito global. “É importante envolver não apenas colaboradores, mas também representantes do ramo acadêmico e outras empresas que respiram inovação e sustentabilidade, a fim de multiplicar conhecimentos. Por meio das discussões, debates e exercícios em grupo, podemos ter ideias que agreguem valor aos nossos clientes, parceiros e à sociedade”, comenta Enrique Garcia, CEO da Klüber Lubrication, empresa participante do projeto. “Diante de um cenário difícil de mercado que estamos atravessando atualmente, em que poucas empresas mostram disposição, tempo e recursos para inovação, a Freudenberg caminha na contramão, pois acredita nesses pilares que estão em sincronia com seus princípios”, finaliza Garcia.

Diversos grupos foram criados e ao longo do ano eles tem trabalhado na concepção de projetos co-criados e avaliados pela visão do próprio cliente das empresas participantes do projeto Innovating Together.

A Freudenberg é um grupo de tecnologia global que fortalece seus clientes e a sociedade de forma duradoura por meio de inovações orientadas para o futuro. Junto com seus parceiros, clientes e a comunidade científica, o Grupo Freudenberg desenvolve tecnologias de ponta e excelentes produtos e serviços para mais de 30 segmentos de mercados e milhares de aplicações. Força da inovação, intensa orientação ao cliente, diversidade e espírito de equipe são os pilares do nosso Grupo.

A empresa de 167 anos vivencia fortemente os seus valores: compromisso com a excelência, confiabilidade, pró-atividade e ação responsável. Em 2015, o Grupo Freudenberg empregou mais de 40 mil pessoas em 57 países em todo o mundo e obteve um faturamento de mais de € 7,5 bilhões.

 

Foto: Laboratório da Chem-Trend, uma empresa do Grupo Freudenberg.

Crédito: Divulgação.

 

Milton Paes

Recent Posts