Os setores de alimentação fora do lar (bares e restaurantes, padarias, café e afins)e consumo de bebidas fora do lar da Região Metropolitana de Campinas (RMC) devem movimentar R$ 6.12
Segundo o estudo da IPC Maps, em 2022 os gastos dos moradores da RMC com alimentação fora do lar devem somar R$ 4.87 bilhões, contra R$ 4.04 bilhões do ano passado. Isso representa uma alta de 20,6%, em relação a intenção de consumo em casa, estimado em 18,6%. Já em relação ao consumo de bebidas, o levantamento aponta um potencial de vendas de R$ 1.25 bilhão contra R$ 1.04 bilhão em 2021, alta de 19,2%.
O levantamento também aponta os dados de intenção de consumo somente da cidade de Campinas. No caso de consumo fora de casa, o montante estimado é de R$ 1.95 bilhão, alta de 35,2% sobre 2021. Já o consumo de bebidas deverá movimentar R$ 492.6 milhões, crescimento de 33,6% em relação ao ano passado. Somados, os dois setores deverão movimentar neste ano um total de R$ Total 2.44 bilhões.
Para Matheus Mason, presidente da Abrasel regional Campinas, os dados são positivos para o setor, o que mostra a retomada dos clientes aos estabelecimentos, algo que já vem ocorrendo desde o segundo semestre do ano passado. Apesar da perspectiva positiva, ele lembra que o potencial de consumo não significa maior lucro para os estabelecimentos. “Vivemos um período conturbado, com inflação alta, aumento de custos dos produtos e tarifas, que acabam corroendo os caixas das empresas, já que é impossível repassar toda a alta inflacionária para os preços, sob risco de afugentar os clientes”, destacou.
Roger Antonio Domingues, diretor da Rede Lanchão, que reúne diversas marcas, confirma os dados apontados na pesquisa. “O consumo fora do lar realmente está retomando com força”, afirma. “Estamos crescendo de forma consistente, de mês a mês, com uma taxa mensal em torno de 9%, o que dá mais de 50% no ano, o que é muito alto e bom”, disse.
Sergio de Simone, proprietário do Rancho Colonial Grill, também de Campinas também vê uma retomada das vendas e da volta do público aos estabelecimentos. Estávamos no fundo do poço e começando a escalada, enxergando um foco de luz para o setor, o que é uma boa notícia para o setor”, completou.
Foto 1 – Matheus Mason, presidente da Abrasel regional Campinas.
Foto 2 – Roger Antonio Domingues, diretor da Rede Lanchão.
Crédito: Divulgação.
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