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GÊNESE APOIA PROJETO DE INOVAÇÃO PROVADOR SENSATION

Associar o estilo musical à
moda foi a ideia criativa que levou um grupo de alunos da Unicamp, em Campinas (SP),
a desenvolver projeto que obteve a quinta colocação entre os 46 projetos
finalistas do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica 2013. Os integrantes da equipe
RF IDea
– Tadeu Passos e George Yoshizawa, buscaram uma solução baseada em
identificação por radiofrequência (RFID), para criar um ambiente com estímulos
sensoriais dentro dos provadores de lojas de roupas. Inspirado na ideia de seus
criadores, que cada roupa tem um estilo de moda e pode ser associada a um tipo
de música, o projeto foi batizado pelos alunos de Provador Sensation.

Tadeu Passos disse que todo o
trabalho desenvolvido proporcionado por essa competição foi muito enriquecedor
para toda a equipe e o Gênese através de seu vice presidente, Tiago Aguirre,
foi o mentor empresarial na criação e formulação dessa startup. “Nós buscamos a
tecnologia prela Unicamp que foi a antena de alto desempenho, que é uma antena
que lê um tag de RFID. Essa foi a parte tecnológica, mas também tinha a parte
de negócio que precisamos focar, desenvolver e construir e o Tiago ajudou
bastante nisso”, diz.

Tadeu Passos revelou que
Provador Sensation tem por objetivo propor uma nova experiência para o cliente
que está provando uma roupa, personalizando aquele momento fazendo com que ele
se sinta mais agradável dentro do provador. “Agente acabou identificando que
numa loja de varejo de roupas o provador é um ponto crítico porque você pode
ter investido em mídias para atrair  o
cliente na loja,então investe em merchandising da loja, todo o designer,
iluminação e no vendedor, só que quando o cliente entra no provador, ele está
sozinho. Não há nada lá  que ajude ele,
mexer com a parte sensorial dele, com a emoção e proporcionar uma experiência
diferente. Isso não tinha ainda e criamos isso para agregar valor nesse
momento”, explicou.

Tadeu Passos acrescentou que
o varejo d roupas é muito sensível nessa questão de inovação. Eles não investem
muito em inovação e isso parece ser até uma questão cultural na avaliação dele,
no entanto a empresa Memove especializada em roupas fashion e possui lojas no
setor de moda de varejo demonstrou interesse na tecnologia. “Eles gostaram
bastante da ideia. Eles gostam de inovação. É a única empresa que trabalha em
toda a cadeia de suprimentos com RFD e isso facilita a gente..Nós estamos
trabalhando para levar para a Memove em setembro o primeiro protótipo”,
revelou.

Tadeu Passos disse ainda que
quando o cliente entrar no provedor será possível identificar todas s roupas
que foram levadas, pois cada uma terá uma música específica e através disso
será possível identificar quais delas são compradas e isso vai ajudar a loja a
tomar uma decisão estratégica para identificar as roupas que mais saem.

Para a diretoria do Grupo de Estudos e
Negócios dos Setores Empresariais (Gênese), conforme o seu presidente,
Geraldo Rossi e o vice, Tiago Aguirre, o apoio da entidade à equipe RF IDea,
possibilitará a criação de uma estrutura para outros projetos, dentro do tripé
de sustentabilidade econômica, social e ambiental, auxiliando a região de
Campinas a consolidar sua posição de polo de inovação.

O vice-presidente do Gênese,
Tiago Aguirre, afirmou que o Desafio Unicamp é uma grande oportunidade para
empreendedores conhecerem a base de patentes da universidade e desenvolver
aplicações para o mercado. No caso da equipe RF IDea, explica Aguirre, foi
associada uma tecnologia pouco desenvolvida no Brasil, a RFID, com conceitos de
marketing sensorial, com o estímulo dos diversos sentidos, mais especificamente
o auditivo, visando potencializar a comercialização de produtos de moda.
“Esta associação é inovadora no Brasil e permitirá ao varejista trabalhar
o relacionamento dos seus clientes de maneira diferenciada, Em três meses de concurso,
já conseguiram apresentar o projeto para algumas redes varejistas, sendo que em
uma delas, montaram o vídeo do protótipo conceitual. Para se ter uma ideia, uma
das redes onde foi apresentado o projeto, movimenta cerca de um milhão de peças
de roupas por mês”, acrescentou.

Tiago Aguirre disse ainda que
o crescimento deles com relação ao desenvolvimento do projeto foi muito
interessante. “O Tadeu e o Jorge do começo da nossa conversa no início do
projeto até a apresentação final eles tiveram uma evolução muito grande do
potencial com que eles estavam trabalhando. No começo estava tudo muito imaturo
ainda. Eles estavam com uma dificuldade muito grande de ter uma visão do
negócio. Foi muito bacana esse crescimento deles nesse período de tempo de três
meses”, lembra.

Alguns empresários
integrantes do Gênese foram convidados para apoiar várias equipes do Desafio.
No caso específico da equipe RF IDea, que foi uma das finalistas, a entidade
apoiou no estabelecimento de contatos com empresários e entidades, onde a
equipe teve oportunidade de validar os conceitos do modelo de negócio, que está
desenvolvendo. O vice-presidente do Gênese explicou que a entidade
disponibilizou para o grupo, apoios também para a discussão de conceitos de
gestão de negócios, precificação e relacionamento com clientes, “conceitos
importantes não somente para o Desafio, mas também para o desenvolvimento do
negócio”.

Avaliando o desenvolvimento e
evolução da equipe, a diretoria do Gênese está montando uma estrutura, onde os
associados da entidade poderão contribuir e compartilhar sua experiência com
projetos voltados para novos negócios. Nessa estrutura, o Gênese vai criar
critérios para seleção de projetos inovadores.

Foto 1 – Vice presidente do Gênese, Tiago Aguirre
Foto 2 – Tadeu Passos e George Yoshizawa

Milton Paes

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