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GRUPO ALEMÃO MERCK ENCERRA 2014 COM NÚMEROS RECORDES

05 de março de 2015.
A Merck, empresa alemã líder em
inovação, produtos de alta tecnologia e de elevada qualidade em saúde, ciências
da vida e materiais de performance, completou com sucesso mais um ano de
importantes movimentos estratégicos, atingindo seus objetivos. Com investimentos
e parcerias, a receita total do Grupo Merck atingiu € 11,5 bilhões, 3,7% maior
do que no ano anterior (2013: € 10.7 bilhões). As vendas cresceram em 5,5%,
atingindo € 11,3 bilhões, comparado a 2013. “Em 2014, nós reforçamos os três
setores de atividade da Merck: saúde, ciências da vida e materiais de
performance. Com a aquisição da AZ no segmento de materiais de performance, a
oferta para adquirir a Sigma Aldrich no segmento de ciências da vida e a
importante aliança com a Pfizer em imuno-oncologia no negócio de saúde,
fortalecemos as bases para o futuro”, disse Karl Karl-Ludwig Kley, Presidente
do Conselho Executivo da Merck, nesta terça-feira em Darmstadt, na Alemanha.
“Estas ações são resultado de nossa estratégia de transformação e crescimento a
longo prazo. A Merck está se transformando em uma empresa de tecnologia global,
altamente especializada, com o objetivo de melhorar a vida dos pacientes e
clientes”, completou.
O sólido crescimento e o bom
desenvolvimento dos negócios também contribuíram significativamente para
compensar a baixa renda de royalties, licença e comissão, que caíram para € 209
milhões, -47% (2013: € 395 milhões). Já o lucro líquido, ou seja, lucro depois
de impostos atribuídos aos acionistas, representaram um declínio de -3.7%, como
previsto no ano. Os resultados por ação registraram um aumento de 4.8%, € 4.60
(2013: € 4.39). A Merck irá propor à Assembleia Geral Ordinária um aumento do
dividendo de € 0.05 a € 1.00 por ação.
A companhia atendeu sua previsão de
crescimento moderado nas vendas, o EBITIDA considerando fatores não
recorrentes, bem como o lucro por ação. Entretanto, o fluxo de caixa livre, que
tinha a previsão de um ligeiro aumento, não correspondeu às expectativas.
No quarto trimestre de 2014, a Merck
registrou um forte crescimento das vendas de 12,9%, valor correspondente a € 3
bilhões em relação ao mesmo período do ano anterior (Q42013: € 2,6 bilhões).
Além de um crescimento orgânico de portfólio de 4,4%, efeito da aquisição de AZ
e do favorável efeito da variação cambial estrangeira. Consequentemente, apesar
do declínio de royalties, rendimentos e perda de patentes, o EBITDA
considerando fatores não recorrentes cresceu 10,5%, referente à € 878 milhões
(Q42013: € 795 milhões). Já os ganhos por cotas sem os fatores não recorrentes
subiram 7,5%, passando a € 1,14 (Q42013: € 1,06).
A Merck Serono, a empresa
biofarmacêutica da Merck, registrou crescimento orgânico de vendas de 3,6% em
2014. Incluindo os efeitos de câmbios negativos de -1,9%, as vendas da divisão
global subiram 1,7%, representando € 5,8 bilhões. A maioria das áreas de atuação
de Merck Serono foram responsáveis por esse resultado, com maior
representatividade na área de fertilidade.
O medicamento Rebif, usado no tratamento de formas
reincidentes de esclerose múltipla, registrou um ligeiro declínio de vendas
orgânicas de apenas -0,2% em 2014, mesmo a partir do aumento da competitividade
dos medicamentos orais. Em meio as turbulências monetárias de -1,2%, as vendas
de Rebif chegaram a € 1,8 bilhão. Já o medicamento oncológico Erbitux, cresceu organicamente 5,9%.
Incluindo efeitos de variação cambial de -3,4%, Erbitux aumentou sua venda
global de € 22 milhões para € 904.milhões. Com Gonal-f, o hormônio recombinante utilizado no tratamento de
infertilidade, a Merck alcançou um crescimento orgânico de vendas de 9,1% em
2014. Incluindo efeitos adversos cambiais, as vendas de Gonal-f subiram para €
628 milhões.
Em 2014, os investimentos da Merck
Serono em pesquisa e desenvolvimento foram maiores e com foco permanente em
projetos de pipeline estratégicos em fase finais ou exclusivos. Ao mesmo tempo,
royalties, licenças e patentes caíram acentuadamente para € 192 milhões
(-48,5%) em 2014. Outras despesas operacionais e receita líquida registraram
uma forte melhoria, levando a um declínio de apenas -1,3% no EBITDA
considerando fatores não recorrentes, que representou na totalidade € 1.8
bilhões (2013: € 1.9 bilhões). “O desempenho de negócios de nossos medicamentos
comercializados foi robusto em 2014. Além disso, podemos definir um marco
importante para o nosso pipeline farmacêutico neste ano com a aliança em
imuno-oncologia com Pfizer. Essa parceria irá nos ajudar a explorar plenamente
o potencial do composto anti-PD-L1″ disse Kley.
Em 2014 as vendas de Consumer Health,
produtos isentos de prescrição médica (OTC), aumentaram 3,2%, indo para € 766
milhões (2013: € 742.milhões). O crescimento orgânico de vendas foi de 5,4%,
foi contrariada por um impacto de -2,2%, reflexo de taxa cambial negativa. As
vendas orgânicas foram impulsionadas pelo crescimento de duas regiões
estratégicas: Mercados Emergente e Europa, e por outro lado, pelo crescimento
de estratégico das marcas Neurobion, Femibion e Floratil como marcas locais na
Alemanha. Consumer Health reportaram EBITDA considerando fatores não
recorrentes de € 169 milhões (2013: € 172 milhões), apesar de investimentos
significativamente maiores em marketing e vendas para fortalecer marcas
estratégicas. “O foco nas principais marcas e nos mercados centrais provou
ser o caminho certo para a nossa Área de Consumer Health, que cresceu mais em
2014. Desde o início de 2015, esta área tem sido foco do setor de saúde.”
afirmou Kley.
Performance Materials, especialidade
química nos negócios da Merck, terminou 2014 com um aumento de 25,4% (€ 2.1 bilhões)
em comparação com 2013 (€ 1.6 bilhão). Houve também um crescimento orgânico de
4,1%, bem como aumentos de 22,8% (€ 375 milhões) nas vendas. Foi enviado um
comunicado à imprensa informando sobre os efeitos adversos de câmbio que
reduziu as vendas em -1,5%.
O crescimento orgânico foi entregue
em todas as unidades de negócios existentes, com cristais líquidos,
contribuindo para o aumento das vendas. No negócio de Cristais Líquidos, em que
a Merck é líder de mercado e inovação global, a empresa beneficiou a demanda de
TVs de alta qualidade e de grande porte, por exemplo, dispositivos Ultra HD.
Esse crescimento também foi reforçado
pela evolução do volume de vendas da tecnologia nova, poupando energia UB-FFS
(Ultra-Brilho), que é usado na nova geração de displays para smartphones e
tablet PCs. A unidade de negócios Pigmentos
& Cosméticos alcançou um ligeiro crescimento orgânico de vendas
em 2014. Pigmentos Xirallic, que são usados principalmente em revestimentos
automotivos de alta qualidade, bem como os materiais técnico-funcionais, foram
os principais fatores. Devido ao aumento da procura de displays OLED, a unidade
de negócios Advanced Technologies fez
uma boa contribuição para o crescimento orgânico de Performance Materials.
Para 2015, a Merck espera um ligeiro
aumento nas vendas orgânicas em meio a efeitos cambiais moderadamente
positivos. Além disso, devido à inclusão da AZ, em um ano fiscal completo, é
esperado um portfólio mais atrativo. Com o desenvolvimento operacional esperado
e os efeitos positivos de cambio, há a previsão de leve aumento no EBITDA
considerando fatores não recorrentes, chegando ao patamar de anos anteriores. “A
Merck não é só um benefício da mega tendência de digitalização, mas também está
ajudando ativamente a moldá-la, por exemplo, desenvolvendo a economia de
energia e, portanto, materiais de exibição que consumam menos bateria”,
explicou Kley, CEO da Merck. “Além do bom desempenho do negócio de
Cristais Líquidos com produtos inovadores, estamos particularmente satisfeitos
com o crescimento das vendas resultante da aquisição de AZ, que foi totalmente
integrada e otimizada no nosso portfólio de negócios.”, concluiu.
A empresa de ciências da vida do Grupo
Merck mostrou sólido crescimento orgânico das vendas de 4,5% em 2014,
impulsionado, principalmente, pelo bom desempenho da área de negócios de
Soluções de Processo. De uma perspectiva geográfica, as vendas desenvolvidas
foram muito positivas na região dos Mercados Emergentes, incluindo também um
impacto negativo de câmbio e tendo em conta a alienação do lançamento
Descoberta e Desenvolvimento de Notícias. Em geral, as vendas aumentaram 2,1%
(€ 2.7 bilhões) na comparação com 2013 (€ 2.6 bilhões). O EBITDA considerando
fatores não recorrentes de Merck Millipore aumentou 2,5%, para €
Milton Paes

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