Serão
premiados os três primeiros colocados em três categorias que são Coordenadores,
Professores de MBA e Professores de Pós-Graduação em Administração de Empresas.
A classificação é feita com base em pesquisas feitas durante o ano de
2012 com alunos, coordenadores e as equipes operacional e de relacionamento que
levam em conta pontos como Qualidade do Curso, Avaliação IDE (Instituto De
Desenvolvimento Educacional) e Avaliação Acadêmica. Além do prêmio, será feita
uma homenagem aos cinco melhores coordenadores e aos dez primeiros professores
de MBA e pós-graduação de acordo com a classificação final. “Para cada categoria, foram aplicadas
diferentes formas de avaliação. Ouvimos as pessoas que vivenciam o cotidiano da
nossa instituição. Ninguém melhor do que elas para dizer os pontos positivos e
também os que precisam ser aperfeiçoados. Assim, premiaremos aqueles que
trabalham todos os dias para o crescimento da educação, da economia e do país”,
aponta o presidente da IBE-FGV, Heliomar Quaresma.
O livro
Top Projects aborda os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso com viés de
sustentabilidade e apresenta soluções ambientalmente corretas alinhadas ao
desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.
Para
Heliomar Quaresma, a problemática ambiental impõe uma grande responsabilidade
aos executivos. “Nossos cursos formam presidentes, diretores e líderes que
estão sempre à frente dos negócios e transformações das empresas. Diante da
crise ambiental, o papel desses profissionais passa a ser fundamental para que
as companhias se engajem na construção de um ambiente melhor e é por isso que
resolvemos destacar os trabalhos com esse viés”, destaca o presidente.
Os alunos
do curso de MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais da IBE-FGV,
André Faria, Daniel Figueiredo, Eduardo Reis e Matheus Rossi, desenvolveram um
projeto de exportação de bicicletas 100% recicladas para a França, país sede de
um os maiores eventos ciclísticos do mundo, o Tour de France. A equipe
utilizou o produto fabricado pela empresa MuzziCycles, que usa garrafas PET,
Nylon e ABS para a fabricação dos quadros das bicicletas.
Segundo
um dos integrantes do grupo, André Faria, a iniciativa surgiu da intenção em
unir a sustentabilidade aos negócios. “Escolhemos a bicicleta por ser um
produto inovador e alinhado à sustentabilidade. Optamos pela França por ser um
país com alto potencial de consumo desse produto”, aponta.
De acordo
com Faria, o projeto desenvolvido pelos alunos visa à expansão dos negócios da
empresa. “Passamos por todos os processos de planejamento e estruturação para
que a exportação fosse viável. Pesquisamos os possíveis mercados, as
estratégias de marketing e o investimento que deveria ser feito em expansão da
produção”, explica.
Os
principais ganhos ambientais na utilização da bicicleta sustentável são a
diminuição da emissão dos gases do efeito estufa, o reaproveitamento de
materiais que seriam descartados e a eliminação do processo de pintura. O
projeto de exportação está com a direção da MuzziCycle, que estuda a
implantação.
Outro
tema que chama a atenção no livro Top Projects é o trabalho desenvolvido pelos
alunos do curso de MBA em Gestão Empresarial da IBE-FGV, Camila Quintana,
Christopher Alves, Patrícia Schaun e Tamissa Utescher. Eles desenvolveram
um projeto de criação de uma cooperativa para reaproveitar o óleo de cozinha na
cidade de Piracicaba e transformar o material em sabonetes artesanais que
seriam oferecidos no mercado regional.
O
trabalho das alunas vai de encontro com um grave problema ambiental. Segundo a
Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o Brasil
consome 3 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. No estado mais rico da
união, São Paulo, o consumo é de 242 milhões. No entanto, de acordo com estudo
feito pela Unicef, apenas 18% do descarte é reaproveitado, o que gera problemas
de entupimento das redes de esgoto, degradação da água e do solo e aumenta as
possibilidades de enchentes.
Segundo
Camila Quintana, uma das integrantes da equipe, o estudo passou por todas as
etapas de planejamento para a criação de um novo negócio, como levantamento de
mercado, planejamento de marketing e estruturação física e profissional. O
projeto, com custo estimado em cerca de R$70 mil, está totalmente finalizado e
pronto para ser implantado. “O custo já contempla todos os custos,
faltando, apenas, um investidor para colocá-lo em prática, o que traria muitos
benefícios ao meio ambiente e à sociedade”, diz.
Anderson Franco, empreendedor e CEO da Allp Fit, formaliza convite ao presidente da Matrix, maior…
O significado de “trabalho dos sonhos” tem ganhado uma nova perspectiva com a atuação da…
A Associação Campinas Parkinson (ACP) realiza a sua Roda de Conversa mensal, neste sábado, dia…
No mundo dos negócios, escolher o preço certo para produtos ou serviços é uma tarefa…
ARTIGO DE JORGE BAHIA Essencialidade, relevância e imprescindibilidade são características de alguns produtos e serviços,…
A Faculdade do Comércio, entidade educacional ligada à Associação Comercial de São Paulo, eleita a…