(SP) foi escolhida por cinco empresários italianos, descendentes de sorveteiros
da província de Belluno, região do Veneto, na Itália, para lançar mundialmente
a marca Bella Idea Autentico Gelato Italiano. Campinas, a exemplo de Curitiba,
apresenta o perfil ideal para o lançamento de novos produtos e marcas. O ponto
de venda, de 170 metros quadrados, é uma loja-conceito e a partir dela o
empreendimento será expandido para o restante do país. Os investimentos
iniciais somam R$ 700 mil e a projeção de retorno do capital é para daqui a
dois anos. A Bella Idea tem capacidade para produzir até 300 quilos de gelatos
por dia.
O sócio
proprietário da Bella Idea, Davide Franzin, disse que o projeto estava em
estudo há dois anos na qual foram feitas pesquisas em algumas cidades para o lançamento da marca
no Brasil. “Em particular escolhemos Campinas porque hoje é uma cidade que está
crescendo muito. Tem um desenvolvimento muito grande somado ao desenvolvimento
do aeroporto de Viracopos e de muitas empresas instaladas na região. Escolhemos
o Cambuí que é um bairro nobre de Campinas porque tem muita gente que viaja
para a Europa e conhece a qualidade do produto”, explica.
O projeto
consiste na abertura de mais três unidades próprias em dois anos. A ideia é
abrir uma loja no Shopping Iguatemi em Campinas e duas lojas em São Paulo nos
bairros Jardins e Itaim. Davide Franzin descarta a possibilidade de transformar
o empreendimento numa franquia. “A franquia seria complicado da nossa parte sob
a questão da qualidade. O produto é feito de maneira artesanal diariamente e
precisa de muito trabalho e muita paixão. Ele é produzido na própria loja e não
posso centralizar a produção porque vou perder a qualidade do produto. No caso
da franquia é muito difícil você encontrar um empresário que possa dar certo
com você”, diz.
tendências do segmento de gelatos nas cidades de Milão, Roma, Florença e
principalmente Veneza e Torino. David Franzin disse que a ideia é fazer o que
existe nos melhores restaurantes do mundo utilizando 100% de frutas brasileiras
e de época na confecção dos sabores com matéria prima de qualidade. A avelã da variedade Tonda Gentile é cultivada
no Piemonte; o pistache vem de Bronte, ambos na Itália; a baunilha é importada
de Madagascar e o chocolate é proveniente da Bélgica (marca Callebaut) e
Venezuela. David Franzin afirmou que na Europa o gelato é um alimento.
Pesquisas feitas por nutircionistas em universidades européias indicam que o
gelato é um alimento completo com proteínas e vitaminas. Para se ter uma ideia
100 gramas do produto tem menos calorias que uma mussarela. “Os italianos e os
alemães consomem 60 quilos por ano de gelato”, afirma.
Os gelatos da Bella Idea são produzidos
diariamente no laboratório da loja, à vista dos clientes, livres de gordura
trans e hidrogenada, sem corantes ou aromatizantes artificiais. O creme de leite fresco e o leite
tipo A utilizados no preparo das receitas são provenientes do Laticínio Ati
Latte, cujo processo de produção é realizado na Fazenda sustentável Atibainha,
em Itatiba. O açúcar (Native Alimentos) é orgânico, resultado de um processo
natural, no qual a cana é cultivada com fertilizantes orgânicos, submetida a
controle biológico de pragas e colhida verde, sem queimada, o que mantém
intactas suas qualidades e preserva o solo e o meio ambiente. Já os cafés,
cappuccinos, macchiatos, affogatos, marocchinos e lattes macchiatos servidos
são da torrefadora italiana Illy Café.
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