realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais
do país buscou sondar um hábito aparentemente comum entre os brasileiros:
passar a virada do ano com roupa nova. E de acordo com os resultados da
Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal de 2013, sete em cada dez
consumidores (74%) afirmaram que iriam comprar roupa nova para comemorar o ano
novo.
Segundo os especialistas de finanças do SPC Brasil, além dos
motivos sociais e de toda superstição que envolve o hábito de comprar roupa
nova, um fator econômico é fundamental para sustentar todo este consumo: a
injeção de capital novo na economia brasileira, materializado no pagamento da
segunda parcela do 13º salário. “Historicamente, temos observado que grande
parte dos consumidores brasileiros utiliza a primeira parcela do 13º [salário]
para pagar dívidas. No entanto, a segunda parcela normalmente é direcionada
para o consumo com as festas de fim de ano”, explica o gerente financeiro do
SPC Brasil, Flávio Borges.
Como no Natal deste ano as vendas ficaram aquém do esperado
(as vendas a prazo cresceram 2,97% contra 5% da projeção dos lojistas), muitos
estabelecimentos já deram início as tradicionais promoções para atrair o
consumidor e acabar com os estoques.
Na avaliação do presidente da Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL), o momento é uma oportunidade para as lojas conseguirem
vendas adicionais no período em que a maioria dos consumidores vai trocar os
presentes recebidos. “A expectativa é de que as liquidações reaqueçam o mercado
até o final de janeiro. Com o início da semana das trocas dos
presentes, o comerciante tem a oportunidade de se beneficiar dos tradicionais
descontos e emplacar novas vendas, principalmente em artigos de vestuário,
calçados, cosméticos e perfumaria, já que muitos consumidores desejam passar o
Réveillon com roupa nova”, afirma Pellizzaro Junior.
A pesquisa também procurou identificar onde o brasileiro iria passar a virada
do ano.De acordo com o estudo, 34% dos entrevistados pretendem
passar o Réveillon em casa, contra 25% que têm a intenção de viajar. Outros 20%
devem também comemorar o ano novo em ambiente familiar, como a casa dos pais
(9%), de outros parentes (6%) ou na de amigos (5%).
O estudo do SPC Brasil foi realizado em novembro deste ano e ouviu 651
consumidores de todas as 27 capitais brasileiras. A margem de erro da pesquisa
é de 3,8 p.p.
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