LIQUIDAÇÕES PODEM GARANTIR ROUPA NOVA NA VIRADA DO ANO

Um estudo
realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais
do país buscou sondar um hábito aparentemente comum entre os brasileiros:
passar a virada do ano com roupa nova. E de acordo com os resultados da
Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal de 2013, sete em cada dez
consumidores (74%) afirmaram que iriam comprar roupa nova para comemorar o ano
novo.

Segundo os especialistas de finanças do SPC Brasil, além dos
motivos sociais e de toda superstição que envolve o hábito de comprar roupa
nova, um fator econômico é fundamental para sustentar todo este consumo: a
injeção de capital novo na economia brasileira, materializado no pagamento da
segunda parcela do 13º salário. “Historicamente, temos observado que grande
parte dos consumidores brasileiros utiliza a primeira parcela do 13º [salário] para pagar dívidas. No entanto, a segunda parcela normalmente é direcionada
para o consumo com as festas de fim de ano”, explica o gerente financeiro do
SPC Brasil, Flávio Borges.

Como no Natal deste ano as vendas ficaram aquém do esperado
(as vendas a prazo cresceram 2,97% contra 5% da projeção dos lojistas), muitos
estabelecimentos já deram início as tradicionais promoções para atrair o
consumidor e acabar com os estoques.

Na avaliação do presidente da Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas (CNDL), o momento é uma oportunidade para as lojas conseguirem
vendas adicionais no período em que a maioria dos consumidores vai trocar os
presentes recebidos. “A expectativa é de que as liquidações reaqueçam o mercado
até o final de janeiro. Com o início da semana das trocas dos
presentes, o comerciante tem a oportunidade de se beneficiar dos tradicionais
descontos e emplacar novas vendas, principalmente em artigos de vestuário,
calçados, cosméticos e perfumaria, já que muitos consumidores desejam passar o
Réveillon com roupa nova”, afirma Pellizzaro Junior. 

A pesquisa também procurou identificar onde o brasileiro iria passar a virada
do ano.De acordo com o estudo, 34% dos entrevistados pretendem
passar o Réveillon em casa, contra 25% que têm a intenção de viajar. Outros 20%
devem também comemorar o ano novo em ambiente familiar, como a casa dos pais
(9%), de outros parentes (6%) ou na de amigos (5%). 

O estudo do SPC Brasil foi realizado em novembro deste ano e ouviu 651
consumidores de todas as 27 capitais brasileiras. A margem de erro da pesquisa
é de 3,8 p.p.

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