Após o lançamento do Plano de Sustentabilidade da Unilever, em 2010, a empresa segue progredindo na construção de suas marcas sustentáveis, aquelas que combinam propósito social ou ambiental com produtos que colaboram para o alcance dos objetivos do plano, e reforça a contribuição que estas trazem para o negócio.
Somente em 2016, as marcas com propósito entregaram mais de 60% do crescimento total da companhia, que em 2015 foi 46% e cresceram 50% mais rapidamente que o restante do negócio, registrando incremento de vendas acima da média, com taxas de cerca de 10% ou mais durante os últimos seis anos. Hoje, 18 das 40 principais marcas da Unilever são sustentáveis (em 2015, eram 12). Dove, Seda, Brilhante, Lifebuoy e Hellmann’s são exemplos de marcas que estão nesta jornada para reduzir a pegada ambiental e aumentar o impacto social positivo. “Nossos resultados demonstram que a atuação responsável dos pontos de vista social e ambiental faz bem para o negócio. Não há dúvida de que o Plano de Sustentabilidade da Unilever está fazendo com que sejamos mais competitivos e inovadores, além de ajudar a reduzir riscos e custos e, consequentemente, a aumentar a confiança na companhia e a criar valor para nossos acionistas”, afirma Paul Polman, CEO da Unilever.
As medidas de ecoeficiência nas fábricas da companhia ao redor do mundo ajudaram a evitar custos de mais de €700 milhões (ano base 2008) e são fundamentais para os avanços nos compromissos traçados no Plano de Sustentabilidade. O programa de gestão de resíduos, por exemplo, evitou gastos de cerca de €250milhões (ano base 2008). Vale destacar ainda que, hoje, mais de 31% da energia utilizada nas plantas da companhia em todo o planeta são provenientes de fontes renováveis. “O crescimento das marcas com propósito comprova que inserir a sustentabilidade no coração do negócio não só é a melhor decisão, como se mostra o único caminho viável para as empresas que visam o longo prazo. Acreditamos não haver mais espaço para a gestão predatória, mas sim para um jeito de fazer negócio que prime pelo crescimento responsável dos pontos de vista ambiental e social”, reforça Fernando Fernandez, presidente da Unilever no Brasil.
O Plano de Sustentabilidade da Unilever, lançado em 2010, foi desenvolvido a partir de um estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida dos produtos da companhia. Com base nesse estudo nasceu a visão geral do plano: gerar crescimento para o negócio enquanto reduz o impacto ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.
No seu Plano de Sustentabilidade a Unilever se compromete a:
Ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020;
Reduzir pela metade o impacto ambiental de seus produtos até o ano 2030;
Melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.
PRINCIPAIS AVANÇOS DO PLANO DE SUSTENTABILIDADE DA UNILEVER (USLP)
MELHORIA DA SAÚDE E BEM-ESTAR:
Cerca de 538 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de nossos programas de lavagem das mãos, água potável segura, saúde bucal, saneamento e autoestima.
35% de nosso portfólio em volume está de acordo com os padrões nutricionais mais altos, com base em diretrizes reconhecidas globalmente.
REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL:
Os resíduo
O programa de gestão de resíduos, por exemplo, evitou gastos de cerca de €250milhões (ano base 2008).
O uso da água por parte dos consumidores associada aos nossos produtos diminuiu em países com escassez do recurso em cerca de 7% desde 2010. Afinamos nossa estratégia e estamos acelerando nossos esforços para desenvolver produtos inteligentes em termos de uso da água ao mesmo tempo em que atendam às necessidades dos consumidores.
Progresso em manufatura:
Redução na emissão de gases de efeito estufa (GEE) em 43%* por tonelada produzida desde 2008. Redução de 66% em termos absolutos em comparação a 1995;
31,6% de todo a energia que utilizamos (em 2008, 15,8%) e 63% de toda a energia obtida da rede gerada a partir de fontes renováveis;
Redução do consumo de água em 37%* por tonelada produzida. Redução de 77% em termos absolutos em comparação a 1995;
Zero resíduo enviado a aterros em nossa rede global de manufaturas até o fim de 2014;
Economia de €700 milhões por conta das iniciativas de ecoeficiência.
MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO
67% dos gastos de suprimentos com fornecedores que cumprem os requisitos compulsórios de nossa Política de Fornecimento Sustentável.
Possibilitamos que cerca de 920 mil mulheres tivessem acesso a iniciativas para promover sua segurança, desenvolver suas habilidades ou aumentar suas oportunidades;
DESTAQUES EM INOVAÇÃO
A área de Pesquisa & Desenvolvimento abrange toda a cadeia de valor na Unilever e ajuda a impulsionar os compromissos do USLP. O objetivo da área é fazer com que os produtos e portfólios existentes se tornem mais sustentáveis, além de buscar soluções disruptivas que resultem no lançamento de produtos totalmente diferentes.
Embalagens Sustentáveis
Nova tecnologia para reciclar resíduos de sachês. Chamada CreaSolv® Process, a tecnologia busca abordar a questão de resíduos de sachês em toda a indústria;
Em 2015, relançamos Seda no Brasil com garrafas de shampoo e condicionador mais leves e recicláveis. Até o fim de 2016, tínhamos economizado quase 5 mil toneladas de plástico.
CASES DA UNILEVER BRASIL
ECOEFICIÊNCIA OPERACIONAL
As tecnologias de Ecoeficiência Operacional em nossas fábricas não apenas reduzem o impacto ambiental da manufatura de nossos produtos, como também nos ajudam a evitar custos. Inaugurada em 2015, a fábrica de Aguaí é um bom exemplo: além de cumprir a meta Aterro Zero alcançada por todas as fábricas da Unilever, utiliza energia solar para suas necessidades administrativas, além de LEDs e claraboias para reduzir o consumo de energia. Espera-se que a captação e tratamento de águas de chuva atendam a 60% de seu consumo total de água.
PRODUÇÃO AMBIENTALMENTE CORRETA, SOCIALMENTE JUSTA E ECONOMICAMENTE VIÁVEL
O Programa Produzindo Certo visa impulsionar o cultivo sustentável da soja no Brasil. Com gestão da ONG Aliança da Terra, oferece apoio para os fornecedores obterem a certificação RTRS (Round Table on Responsible Soy) e, em sua etapa inicial, conseguiu a adesão de 62 propriedades nas regiões de Uberlândia (MG) e Rio Verde (GO). Deste total, 38 produtores conquistaram o selo, resultando em mais de 222 mil toneladas de soja certificada que foram adquiridas pela Unilever. Além de impactar diretamente 1.260 trabalhadores rurais das fazendas participantes, o Produzindo Certo permitiu a preservação de 16 mil hectares de vegetação nativa e evitou a emissão de 2,85 milhões de toneladas de carbono no ar. Bayer, Santander e Yara também participam do programa.
VIM PARA UNICEF: SAÚDE E EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
O programa VIM para UNICEF cumpriu seu objetivo de levar água de qualidade e saneamento adequado para escolas de educação básica no Semiárido brasileiro e chegou ao seu final, em 2016, com resultados significativos. Nesses três anos, 241 municípios realizaram reformas em 2.710 escolas da rede pública como parte das ações que integram o Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016, impactando a vida de mais de 500 mil crianças e adolescentes. Com VIM para UNICEF e o Selo UNICEF também foi possível mapear a situação de escolas urbanas e rurais de 545 municípios da região, permitindo conhecer melhor as condições de acesso e qualidade da água, banheiros, refeitórios e cozinhas dessas instituições públicas.
DOVE POR UMA RELAÇÃO SAUDÁVEL COM A APARÊNCIA
A imagem corporal é uma das maiores preocupações das garotas. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da autoestima para o desenvolvimento, Dove realiza diversas ações ao redor do mundo. No Brasil, a marca realizou, em 2016, o maior Dove Day entre todas as filiais, com recorde de mais de 550 voluntários. Em parceria com o Facebook, Dove ainda lançou o movimento “#ExisteBelezaForadaCaixa”. A campanha – cujo objetivo foi mostrar que é possível redefinir padrões – impactou 10 milhões de usuárias brasileiras. Em todo o mundo, o Projeto Dove Autoestima já atingiu mais de 23 milhões de jovens.
A Unilever é líder mundial na comercialização de produtos alimentícios, de cuidados com a casa, de cuidados pessoais e de refreshment, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2,5 bilhões de consumidores por dia. A empresa tem 169 mil funcionários e gerou vendas de €52.7 bilhões em 2016. Mais da metade (57%) da pegada da empresa se encontra nos mercados emergentes e em desenvolvimento. A Unilever possui mais de 400 marcas, que são encontradas em domicílios ao redor do mundo.
No Brasil há 88 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Becel, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.
Fotos 1 a 3 – Fábrica da Unilever em Aguaí, no interior de São Paulo.
Crédito: Divulgação.
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