Em meio aos preparativos para o início do novo ano letivo, que começou em fevereiro na maioria dos estados brasileiros, o Mercado Livre se destacou como o vencedor na hora de fornecer os
Embora a inflação esteja diminuindo no Brasil como um todo, os valores dos itens de papelaria aumentaram consideravelmente ao longo do último ano, com preços de ítens básicos como cadernos, subindo 14%. Isso levou mais famílias a optarem por fazer suas compras de material escolar online, em vez de em lojas físicas. Os impostos também aumentaram nos itens mais desejados, com o imposto sendo responsável por 49,9% do valor final de uma caneta, 44,6% de uma régua e 43,1% de borracha, apontador ou agenda. “Nossa pesquisa mostra que, embora os preços dos itens essenciais estejam subindo, os vendedores do Mercado Livre conseguiram vender muito mais unidades, com descontos de até 10 a 20% em comparação com lojas especializadas fora da plataforma”, destaca.
A Sellesta analisou os itens escolares mais vendidos no Mercado Livre em Janeiro e revelou tendências claras para o período de volta às aulas. Estojos organizadores ocuparam as primeiras posições, seguidos de mochilas e canetas coloridas. “Com essas informações de mercado, os vendedores podem adaptar seus estoques e capitalizar as tendências emergentes,” explica Marcelo. “É nesse tipo de abordagem granular e bem ajustada que estão as vitórias futuras do e-commerce”, acrescenta.
É importante destacar que, apesar do avanço da tecnologia, os itens escolares tradicionais continuam em alta demanda, como indicado pelo Top-10 de itens mais vendidos, que incluem estojos, canetas coloridas, lápis de cor, mochilas e cadernos. Isso sugere que, embora as plataformas de comércio eletrônico como o Mercado Livre estejam aproveitando a tecnologia para otimizar preços e listagens de produtos, a demanda básica por materiais escolares permanece forte.
Marcelo Costa cita a crescente demanda pela plataforma da Sellesta, o Market Research, como parte de uma tendência significativa em 2024, onde grandes vendedores online estão utilizando ferramentas de análise de mercado cada vez mais acessíveis e impulsionadas por IA para obter vantagem competitiva. “Com o uso da tecnologia de IA aplicada ao comércio eletrônico, é possível ajudar os vendedores a definir uma estratégia vencedora usando dados de mercado sobre concorrência – vendas, receita, preços, participação de mercado – quase instantaneamente, permitindo-lhes encontrar os nichos de produtos de crescimento mais rápido, aproveitar as lacunas no mercado e listar seus produtos aos preços mais competitivos em comparação com a concorrência, tudo isso aumentando significativamente as vendas e o ROI”, conclui.
Foto: Marcelo Costa, Country Manager da Sellesta no Brasil.
Crédito: Divulgação.
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