Uma pesquisa inédita realizada pelo grupo La Torre Marketing Associados em parceria com a diretoria de turismo da prefeitura de Campinas e o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, traçou um comportamento dos consumidores no mercado gastronômico de Campinas. O setor de restaurantes responde por 5,5% do número total de estabelecimentos em atividade registrados na cidade de Campinas, de acordo com o último levantamento da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho. São, ao todo, 5.200 estabelecimentos
O levantamento foi realizado nos meses de janeiro e fevereiro coletando ao todo respostas de 652 pessoas, com 187 estabelecimentos indicados e 71 tópicos de consumo analisados o que permitiu que na maioria dos tópicos analisados a pesquisa conquistasse um índice de confiança de 90%, com margem de erro de até 8%.
O diretor do grupo La Torre Marketing Associados, Thiago La Torre disse que alguns dados revelados na pesquisa são surpreendentes. “O que foi mais surpreendente é a pouca diferença de consumo entre as classes. O empresário campineiro tem muita aceitação de querer focar na classe a e na classe b e quando você vai ver os dados na prática o hábito de consumo do campineiro das classes a,b e c para os restaurantes de alta gastronomia é praticamente o mesmo, então existe essa falsa ilusão de que é necessário focar na classe a”, diz.
Segundo o levantamento feito, 24% frequentam restaurantes duas vezes, em média, por mês. Os que frequentam os estabelecimentos uma vez por mês, em média, são 23%, seguido por 3 a 4 vezes no mês também em 23%. “A classe d é uma das mais interessantes porque é a única que se destaca do resto. As classes a, b e c fazem mais ou menos as mesmas coisas. Eles tem 3 a 4 restaurantes de fidelidade e vão algumas vezes ao mês. A classe d, eles vão menos vezes no ano, mas por isso pesquisam bem mais e normalmente desconsiderada pelo público da alta gastronomia”, avalia.
Quando perguntado se busca ativamente conhecer novos estabelecimentos de Gastronomia, a grande maioria dos entrevistados, ou seja, 84%, disse que sim, enquanto 18% disse não. No item quantos estabelecimentos de gastronomia você costuma frequentar, 43% disseram de 3 a 4 estabelecimentos; 27% costuma sair de casa para ir de um a dois, 14% costuma ir de 5 a 6, 12% mais de 8 e somente 4% de 7 a 8 restaurantes.
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Quando perguntado qual a principal razão que te faz ir a um novo estabelecimento de gastronomia, 38% dos que responderam à pesquisa disse que vão pela novidade e exclusividade, 28% pelas boas avaliações online, 19% a convite de amigos, 12% por promoções e descontos, 2% pela publicidade local e 1% por conta de eventos.
O levantamento também quis saber quanto ao gasto médio das pessoas que frequentam o setor gastronômico. Segundo 47% das respostas, o ticket médio gasto é de até R$ 100,00 por pessoa. 44% dos entrevistados dizem gastar até R$ 150,00, enquanto 4% até R$ 50,00 por pessoa, 3% até R$ 200,00 e 2% mais de R$ 200,00. “As classes a, b e c ficam principalmente na faixa de R$150,00 e a classe d baixa para R$ 100,00”, comenta.
Thiago La Torre, disse ainda que esta pesquisa tem como objetivo contribuir para jogar luz neste segmento importante para a economia e ajudar os empresários na hora de traçar suas estratégias de negócios. “Os restaurantes dizem que tiveram o volume de vendas muito abalado com a retração econômica. Esta pesquisa permite tomar decisões cruciais para a sobrevivência do setor”, explica. “Fica claro: deve haver pratos para casais; deve haver novidades constantemente, foco total no relacionamento. Ações conjuntas no estilo roteiro gastronômico são uma opção viável com baixo investimento”, finaliza.
A Diretora de Turismo da Prefeitura de Campinas, Alexandra Capriolli, destaca a importância da pesquisa para o setor da região de Campinas. “Campinas tem a vocação para o turismo de negócios e precisa desenvolver este nicho. O Brasil está na 10ª posição no ranking de países que atraem eventos internacionais. Realizamos cerca de 590 mil eventos desde 2013, o turismo representa 4,3% do PIB brasileiro e a arrecadação chega a R$ 48 bilhões em impostos, portanto o setor é um fomentador do desenvolvimento econômico”, diz.
Foto 1 – Diretor do grupo La Torre Marketing Associados, Thiago La Torre.
Foto 2 – Restaurante Vila Paraiso no distrito de Joaquim Egídio em Campinas.
Crédito: Divulgação.
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