A comercialização de embalagens tamanho família, já usual em diversos países e em crescimento no Brasil, se expande agora no mercado nacional para os consumidores de leite UHT com o lançamento da garrafa PET de 1,5L. Inédita no segmento, a embalagem foi desenvolvida pela multinacional Plastipak em colaboração com a Usina de Laticínios Jussara, explorand
Outro destaque é sua tecnologia de camada única (monolayer), que assegura não só a preservação correta, segurança e pureza do produto mas também facilita o processo de reciclagem, beneficiando toda a cadeia de produção, inclusive podendo voltar à própria embalagem.
A tecnologia monocamada da Plastipak funciona como uma barreira à luz sem a necessidade de barreiras adicionais ou rótulos especiais, eliminando os riscos de delaminação, tipo de desprendimento interno de camadas e/ou materiais que pode ocorrer em outros tipos de embalagem comprometendo a validade do produto. “Nos últimos anos, vem crescendo a disponibilidade de embalagens tamanho família no mercado nacional para uma diversidade de produtos”, aponta o diretor geral da Plastipak no Brasil, Dinis Mota. Segundo ele, essa tendência assemelha-se ao que acontece em outros mercados, especialmente o norte americano, em que sobressai a praticidade, facilidade de manuseio e a conveniência, sobretudo em famílias numerosas. “Dessa forma, ficamos satisfeitos em ter desenvolvido, juntamente com a Usina de Laticínios Jussara, essa nova solução de 1,5L, complementando a variedade da linha de leites UHT da marca que, desde 2015, passou a utilizar a nossa tecnologia PET em camada única nas embalagens de um litro, em um movimento pioneiro no segmento”, acrescenta o executivo.
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Outro destaque são as aplicações amplas e mais nobres que podem ser dadas à resina fabricada a partir do descarte da embalagem PET monolayer em indústrias como a de fibra têxtil, cordas, vassouras, chapas e plásticos de engenharia, entre outras. Maior utilização gera maior demanda pelo produto, o que beneficia toda a cadeia de valor, desde a coleta, as cooperativas, os recicladores e os fabricantes de embalagem.
Gerar essa verdadeira corrente do bem é valor intrínseco da Plastipak, assim como a sustentabilidade de todas as suas ações, como explica Mota. “Assegurar a reciclagem dos nossos produtos é parte fundamental da nossa estratégia e do nosso dia a dia. Nossa preocupação é sempre trazer inovações para os nossos parceiros e consumidores que colaborem com o meio ambiente e promovam a melhoria da qualidade da população como um todo”, finaliza Mota.
A Global PET é a empresa responsável pela transformação das garrafas descartadas em resina PET-PCR de grau alimentício (material resultante da reciclagem validado pela ANVISA e comercialização para reutilização.
A Plastipak é uma empresa referência em qualidade e tendências de embalagens plásticas rígidas, tais como preformas, frascos e potes em resina PET e HDPE. Oferecendo soluções completas e inovadoras para os mercados de bebidas, alimentos, higiene pessoal e limpeza, industrial e automotivo. A Plastipak possui tecnologias exclusivas, tais como o PET Barriers, Thermoshape, DirectObjectPrint e Diamond Clear.
Líder em inovações para a indústria de embalagens, com mais de 1.000 patentes ao redor do mundo, a empresa opera em mais de 40 fábricas nos 5 continentes. Com 6 centros de desenvolvimento e inovação, sendo um deles no Brasil, os clientes Plastipak contam com a tradição e confiança de uma empresa global que completa 50 anos de mercado neste ano e com a dedicação e exclusividade do atendimento de um time local. Mais que uma solução completa em embalagens, a Plastipak cria produtos que inspiram escolhas e promovem soluções que envolvem marcas e corações. A Plastipak foi fundada em 1967 e está sediada em Plymouth, Michigan.
Empresa fundada em 1954, a Usina de Laticínios Jussara conta com fábrica sede em Patrocínio Paulista (SP) e unidade industrial em Araxá (MG). A sua sólida estrutura conta ainda com 25 postos de captação de leite nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Goiás, que recebem leite diariamente de 4.000 produtores rurais exclusivos.
A Jussara é marca líder em vendas de leite UHT no estado de São Paulo, e quinto colocado no mercado nacional, segundo pesquisas publicadas APAS (Associação Paulista de Supermercados) e ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) e realizadas por Kantar World Panel e ACNielsen.
Foto 1 – diretor geral da Plastipak no Brasil, Dinis Mota.
Fotos 2 e 3 – Lançamento da garrafa PET de 1,5L de leite UHT.
Crédito:
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