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PROCON DE CAMPINAS MULTA VIVO EM R$ 11,2 MILHÕES

O Procon de Campinas (SP)
multou a Vivo (Ex-Telefônica) em R$ 11,2 milhões por conta da qualidade
oferecida pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), pelo descumprimento
de oferta e por não ter atendido notificação de esclarecimento. Além desse
valor, a empresa também foi multada em mais R$ 153,6 mil com base em processos
administrativos individuais.

Em decorrência das multas a
diretora do Procon de Campinas, Lúcia Helena Magalhães, se reuniu com
representantes da área jurídica e de atendimento ao cliente da Vivo na tarde
desta quarta-feira (24/04), com o objetivo de apresentar as mudanças
estruturais nos procedimentos internos do órgão. “Em primeiro lugar temos um novo
procedimento, que determina que os processos sejam efetivamente resolvidos. Em
segundo lugar, resolvemos o passivo existente em relação à Telefônica – foram
enviados para a empresa 250 processos decididos, com aplicação de sanção
administrativa com prazo de dez dias para recurso,” disse a diretora.

Complementando, Lúcia
salientou que o futuro está mudando rapidamente e não só no Procon de Campinas,
mas no sistema nacional de defesa do consumidor e, finalmente, para ela a
empresa precisa mudar para equalizar as reclamações diretamente nos seus canais
de atendimento. “É preciso que a Telefônica assuma uma mudança de
comportamento”, cobrou.

Neste ano, o Procon lavrou
um auto de infração porque a Telefônica infringiu a legislação do Serviço de
Atendimento ao Consumidor (SAC) em R$ 7.466.400,00.

Outros dois autos de
infração decididos – por descumprimento de oferta e limitação de quantidade
produtos ao consumidor-, que fez com que o Procon multasse a Telefônica em R$
3.734.444,40.

Além desses assuntos, a
diretora do Procon exigiu uma posição dos representantes em relação à
interrupção dos serviços de telefonia no bairro Cambuí no último dia 18 e que
permanece até hoje. Segundo a empresa, a previsão é de que o serviço seja
restabelecido na próxima sexta-feira, dia 26, até às 17h, sem prejuízo da
abertura de reclamações individuais pelos consumidores. A empresa se
comprometeu a ressarcir proporcionalmente os consumidores referentes ao período
em que deixaram de utilizar o serviço.

Com relação a 253 processos
administrativos individuais, ou seja, de consumidores que entraram com
reclamações contra a empresa, a decisão do Procon foi por aplicação de multa
que somadas chegam a R$ 153.623,66.

Nesses processos, a Telefônica
infringiu os seguintes artigos do Código de Defesa do Consumidor (CDC): 6º.
(direito à informação); 12 e 14 (da responsabilidade pelo fato do produto e do
serviço); 18, 20 e 22 (da responsabilidade por vício do produto e do serviço);
30 (da oferta) e, finalmente, o 39 (da cláusula abusiva).

Referente às reclamações de
2013, o Procon entregou uma listagem com 164 casos para solução no prazo cinco
dias.

No primeiro trimestre deste
ano, a Telefônica aparece no 1º lugar do ranking das empresas mais reclamadas
nos três meses. No balanço anual de 2012, ela ficou em 2º lugar entre as 15
mais reclamadas.

Milton Paes

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