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RESORT DE CAMPINAS COMPLETA 15 ANOS

O Royal Palm Plaza Resort Campinas, um dos maiores e mais completos
resorts do País, está completando 15 anos e é uma referência em eventos,
turismo de negócios e lazer transformando Campinas e região numa referência
como polo de turismo de negócio e lazer do Brasil. A gerente de marketing do
Royal Palm Plaza Resort Campinas, Flávia Possane, diz que desde que foi
adquirido pelo Grupo Arcel em 1997 os investimentos foram feitos ano a ano. “A
gente não para de investir e de expandir. Desde que foi adquirido em 97 não
teve um ano que o hotel não teve uma alteração e uma renovação. Em 2009 foi o
mais forte com a construção do hotel boutique The Palms. Depois veio o Terraço
Gourmet em 2010 e no ano passado e nesse ano a gente tem renovado muitas áreas
do hotel. Só em 2011 foram mais de R$ 2 milhões em reformas”, afirma.

O investimento previsto para este ano em reformas
com revitalização dos apartamentos mais antigos e outras obras necessárias para
este ano é de R$ 3.72 milhões. Já a perspectiva de crescimento para este ano é
de 15%.

Flávia Possane disse ainda que é um projeto do
grupo expandir com a rede não descartando a compra ou aquisição de outros
hotéis e para isso está atento às oportunidades e às propostas na busca de
empreendimentos fora de Campinas. “O Royal é um icone de turismo na região
metropolitana. No Brasil é um dos mais premiados. É um dos maiores para eventos
e não tem um hotel em 15 anos que se modernizou tanto”, afirma

O grupo Royal Palm Hotels & Resorts é formado por um dos maiores
resorts urbanos do país, um hotel boutique e mais dois hotéis, sinônimos de
conforto, design e requinte. Essa completa estrutura e a excelência praticada
diariamente em cada serviço do hotel atribuem ao grupo índices de qualificação
máxima no mercado de atuação, conquistando os mais importantes prêmios e
certificações.

O
complexo mantém um
ritmo de crescimento de 15% ao ano. No início das operações, em 1997, o
faturamento do grupo Royal Palm
era de R$ 9 milhões. Em 2009 foi de R$ 69,5 milhões, em 2010 de R$ 92,1 milhões
e em 2011 de R$ 112,6 milhões. As convenções representam 55% do faturamento do Royal Palm Plaza, que teve um
crescimento de 48% do faturamento bruto a partir de 2009, com a inauguração do
hotel boutique The Palms, que
também faz parte do complexo.

O Royal
Palm Plaza é direcionado a altos executivos que vem para Campinas a
negócios (22%) e têm estrutura diferenciada para atender toda a família nos
finais de semana e feriados.

Entre 2005 e 2006, o hotel dobrou
de tamanho e foi habilitado a ser membro da Associação Brasileira de Resorts,
conquista que se deve ao projeto da Casa de Campo, que proporcionou o
aumento significativo da área verde do empreendimento, além da construção do Spa
e de duas áreas tematizadas exclusivas: o Miniville e o Kata Kuka.
Em eventos, a expansão elevou a capacidade para 3.700 pessoas.

No ano de 2009, foi inaugurado o The Palms, um hotel boutique
localizado dentro do complexo, que fortaleceu ainda mais seu posicionamento de
hotel de luxo e sua inclusão na Preferred Hotels & Resorts,
prestigiada associação composta pelos melhores hotéis independentes do mundo.
Com os 116 quartos do The Palms,
o complexo Royal Palm Resort
passou a contar com 500 unidades habitacionais.

Em 2010, um elegante restaurante
para eventos foi inaugurado, o Terraço Gourmet. Com capacidade para 300
pessoas e uma infraestrutura de cozinha completamente nova e independente, o
espaço permite maior diversificação das opções do Royal Palm Plaza.

Em 2011 foi investido mais de R$
2,6 milhões na reforma de áreas do resort. O investimento contempla R$ 1,4
milhão na revitalização completa de 83 apartamentos do edifício Azaléia, R$ 300
mil na renovação do Fitness Center, R$ 400 mil na reforma de seus
principais salões de convenções e R$ 510 mil na instalação de lâmpadas LED.

Um recente investimento feito com
a troca do sistema de ar condicionado rendeu ao Royal Palm Plaza a conquista do Jacaré de Prata no Prêmio
Caio Sustentabilidade – Categoria Hotelaria. O hotel atingiu uma redução de 50%
do consumo de energia elétrica que se deve à substituição do óleo lubrificante
por refrigerante, que não agride a camada de ozônio.

O grupo também substituiu todas
as lâmpadas por LED, gerando uma economia de 80% em energia elétrica e na
diminuição de resíduos por conta do aumento da vida útil de 2 mil para 40 mil
horas. Outra iniciativa foi a conversão do gerador a diesel para gás natural,
que possibilitou reduzir em dez vezes a poluição provocada pela queima de
combustível fóssil.

O grupo mantém, desde 2003,
programas voltados para adolescentes e jovens que buscam ingressar no mercado
de trabalho. O Jovem Aprendiz já formou e ofereceu o primeiro emprego
para dezenas de jovens em parceria com instituições. Anualmente, o Royal Palm investe em 20 jovens
ensinando todas as atividades que podem exercer dentro de um hotel.

O programa Royal Jovem,
que co-participa do objetivo de instituições de preparo profissional em levar
oportunidades para jovens de baixa renda por meio da inclusão social e
profissional, garante ao hotel também a possibilidade de identificar futuros
profissionais para a sua área de atuação. Por meio de um workshop anual, mais
de 400 jovens vislumbram oportunidades de trabalho que são expostas pela equipe
de colaboradores Royal.
Milton Paes

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