Mesmo diante das incertezas do mercado nesse tempo de pandemia, quando qualquer diagnóstico é impreciso diante da imprevisibilidade dos acontecimentos nos próximos meses, o mercado floricultor brasileiro começa a criar um certo otimismo de recuperação. O motivo é a mudança do comportamento dos consumidores nos últimos meses que, motivados pelas campanhas sobre os benefícios das flores e plantas ornamentais nos lares, começaram a desfrutar do prazer de conviver com a natureza durante o confinamento social. Também teve forte contribuição na retomada
Os produtores, que tiveram que reduzir o plantio para tentar equilibrar a oferta e a baixa demanda no início da pandemia, começam a retomar a produção. Em 2020, o setor vinha bem até o começo de março e as expectativas eram de um crescimento da ordem de 10% a 12%. Com a pandemia, a avaliação deste primeiro semestre de 2020 registra uma queda de 30% nas vendas, com relação ao mesmo período do ano passado. “Não está nada bom, mas mediante o cenário que estava em março, até que é razoável. Neste momento estimamos que o crescimento este ano, deve ser em torno de 5% em relação a 2019”, estima Renato Opitz.
Vários produtores já apresentaram novidades em flores e plantas para esta Primavera, como as floríferas Dianthus dobradas, as delicadas kalanchoes bicolores, a exótica flor de corte Eryngium “Blue Lagon”, a chamativa Crassula Capitella “Campfire”, as exuberantes Begônias Beleaf e Brevirimosa, as alegres margaridas (crisântemos) Bless, as atraentes Peperomias Dolabriformis, as pequeninas Zamios Zimba, os ornamentais Amaryllis com bulbos aparentes e as fashions Phale Glitterz e Echeveria Colors.
Primavere-se
Para incentivar o consumo de flores e planta ornamentais, a Cooperativa Veiling Holambra tem realizado diversas campanhas junto aos consumidores. Agora é a vez da “Primavere-se”, onde a estação das flores se transforma em verbo, em ação, para que as casas sejam decoradas com a natureza, trazendo mais vida, mais alegria. “Queremos levar para os lares o conceito da chegada uma nova época, deste momento de renovação e inovação. Escolhemos o street dance pela liberdade de movimentos e pela jovialidade que o ritmo traz”, explica Thamara D’Angieri, gerente de Marketing e Comunicação da Cooperativa Veiling Holambra.
A campanha será realizada com templates para reprodução em pontos de venda das grandes redes de supermercados e floriculturas, na internet, com vídeos e fotos. Também foram convidadas as artistas florais Karina Saab, Titina Leão, Naiane Carvalho e Tânia Santos para a gravação de vídeos com dicas para as floriculturas se reinventarem por meio de orientações de arranjos simples para a decoração visando pequenas comemorações ou mesmo para o dia-a-dia.
Cada artista definiu um tema e os vídeos, postados na Instagram e no Facebook da Cooperativa, embora sejam focados nas floriculturas, também são de interesse do público em geral, já que as orientações são bastante didáticas e permitem que as pessoas tirem dali ideias para confeccionar seus próprios arranjos. “Mais do que decorar e alegrar os ambientes, as flores e plantas ornamentais melhoram a nossa qualidade de vida, e estão diretamente ligadas ao nosso bem-estar emocional. Por isso, elas são usadas nas celebrações, nas homenagens e simbolizam os nossos sentimentos quando presenteamos a quem amamos ou somes presenteados com elas. Elas contribuem para reduzir o estresse, para estimular a criatividade, e para fortalecer não apenas a nossa saúde emocional, mas também física, já que são umidificadoras naturais de ambientes, melhoram a qualidade do ar que respiramos. Por tudo isso é que incentivamos as pessoas a manterem as suas casas repletas de cores”, complementa Thamara.
Foto 1 – Cultivo de flores em Holambra.
Foto 2 – Na campanha “Primavere-se”, a estação das flores se transforma em verbo, em ação.
Crédito: Divulgação.
Foto 3 – O mercado floricultor brasileiro dá sinais de recuperação e começa a mostrar otimismo.
Crédito: Rancho Raízes.
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