RETOMADA GRADATIVA DO MERCADO DE FLORES E PLANTAS TEM SIDO A “PRIMAVERA” DOS PRODUTORES

Mesmo diante das incertezas do mercado nesse tempo de pandemia, quando qualquer diagnóstico é impreciso diante da imprevisibilidade dos acontecimentos nos próximos meses, o mercado floricultor brasileiro começa a criar um certo otimismo de recuperação. O motivo é a mudança do comportamento dos consumidores nos últimos meses que, motivados pelas campanhas sobre os benefícios das flores e plantas ornamentais nos lares, começaram a desfrutar do prazer de conviver com a natureza durante o confinamento social. Também teve forte contribuição na retomada das vendas a maior dinâmica da comercialização implantada pelas cooperativas, associações de produtores, gardens e floriculturas. “Essa maior importância para as flores e plantas dentro dos seus ambientes, das casas, dos jardins e das varandas estimularam as vendas dos produtos em vaso. No entanto, para as flores de corte a situação continua grave e dependerá muito de quando e em que condições voltarão os eventos, as festas e os casamentos”, lembra  o diretor do Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura,  Renato Opitz, ao informar que o mercado de decoração representa cerca de 30% da floricultura nacional. “O aumento das vendas, agora, infelizmente, não significa que os prejuízos nos meses anteriores foram recuperados. Nos primeiros meses de pandemia, os produtores tiveram que descartar parte de sua produção, pois não havia mercado para estas flores, com especial destaque para as flores de corte, devido ao cancelamento dos casamentos, formaturas e festas em geral. Assim, teremos que esperar para conhecer quais serão as regras para que esses eventos voltem a acontecer. Como a maior parte foi remarcada para 2021, no ano que vem a expectativa é a de que teremos uma demanda bastante grande. Nesse caso, o setor de flores de corte poderá se beneficiar dessa demanda que está reprimida e o produtor precisa se preparar para isso”, analisa.

Os produtores, que tiveram que reduzir o plantio para tentar equilibrar a oferta e a baixa demanda no início da pandemia, começam a retomar a produção. Em 2020, o setor vinha bem até o começo de março e as expectativas eram de um crescimento da ordem de 10% a 12%. Com a pandemia, a avaliação deste primeiro semestre de 2020 registra uma queda de 30% nas vendas, com relação ao mesmo período do ano passado. “Não está nada bom, mas mediante o cenário que estava em março, até que é razoável. Neste momento estimamos que o crescimento este ano, deve ser em torno de 5% em relação a 2019”, estima Renato Opitz.

Vários produtores já apresentaram novidades em flores e plantas para esta Primavera, como as  floríferas Dianthus dobradas, as delicadas kalanchoes bicolores, a exótica flor de corte Eryngium “Blue Lagon”, a chamativa Crassula Capitella “Campfire”, as exuberantes Begônias Beleaf e Brevirimosa, as alegres margaridas (crisântemos) Bless, as atraentes Peperomias Dolabriformis, as pequeninas Zamios Zimba, os ornamentais Amaryllis com bulbos aparentes e as fashions Phale Glitterz  e Echeveria Colors.

Primavere-se

Para incentivar o consumo de flores e planta ornamentais, a Cooperativa Veiling Holambra tem realizado diversas campanhas junto aos consumidores. Agora é a vez da “Primavere-se”, onde a estação das flores se transforma em verbo, em ação, para que as casas sejam decoradas com a natureza, trazendo mais vida, mais alegria. “Queremos levar para os lares o conceito da chegada uma nova época, deste momento de renovação e inovação. Escolhemos o street dance pela liberdade de movimentos e pela jovialidade que o ritmo traz”, explica Thamara D’Angieri, gerente de Marketing e Comunicação da Cooperativa Veiling Holambra.

A campanha será realizada com templates para reprodução em pontos de venda das grandes redes de supermercados e floriculturas, na internet, com vídeos e fotos. Também foram convidadas as artistas florais Karina Saab, Titina Leão, Naiane Carvalho e Tânia Santos para a gravação de vídeos com dicas para as floriculturas se reinventarem por meio de orientações de arranjos simples para a decoração visando pequenas comemorações ou mesmo para o dia-a-dia.

Cada artista definiu um tema e os vídeos, postados na Instagram e no Facebook da Cooperativa, embora sejam focados nas floriculturas, também são de interesse do público em geral, já que as orientações são bastante didáticas e permitem que as pessoas tirem dali ideias para confeccionar seus próprios arranjos. “Mais do que decorar e alegrar os ambientes, as flores e plantas ornamentais melhoram a nossa qualidade de vida, e estão diretamente ligadas ao nosso bem-estar emocional. Por isso, elas são usadas nas celebrações, nas homenagens e simbolizam os nossos sentimentos quando presenteamos a quem amamos ou somes presenteados com elas. Elas contribuem para reduzir o estresse, para estimular a criatividade, e para fortalecer não apenas a nossa saúde emocional, mas também física, já que são umidificadoras naturais de ambientes, melhoram a qualidade do ar que respiramos. Por tudo isso é que incentivamos as pessoas a manterem as suas casas repletas de cores”, complementa Thamara.

 

Foto 1 – Cultivo de flores em Holambra.

Foto 2 – Na campanha “Primavere-se”, a estação das flores se transforma em verbo, em ação.

Crédito: Divulgação.

Foto 3 – O mercado floricultor brasileiro dá sinais de recuperação e começa a mostrar otimismo.
Crédito: Rancho Raízes.

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