Abrir o próprio negócio foi o caminho que muitos brasileiros encontraram para driblar a crise provocada pela pandemia. A estimativa do Sebrae é que o Brasil registre em 2020 o maior nível de empreendedorismo dos últimos 20 anos.
Em Sumaré o cenário não é diferente. Depois de perder o emprego ou ver a renda diminuir, muitos moradores decidiram empreender. O movimento cresceu, ganhou força e levou à criação do Boulevard & Foodpark, espaço cultural e gastronômico, com área para feiras, eventos e exposição de arte. A iniciativa é fruto da Associação dos Empreendedores de Sumaré (SP), criada no mês passado.
Um dos objetivos do Boulevard & Foodpark é defender e dar visibilidade ao trabalho dos empreendedores autônomos, através de eventos, feiras e exposições. O espaço, fica no Jardim Nova Veneza, está sendo preparado e será inaugurado em dezembro.
Carla Paiva e Fabiana Biagi, gerentes do Boulevard & Foodpark, explicam que muitas pessoas empreenderam, mas sem o suporte necessário para alavancar os negócios. “E isto ocorreu principalmente na área de alimentação. As pessoas passaram a fazer comida em casa, para vender, mas muitas vezes sem cumprir as exigências necessárias”, afirma Fabiana.
Além do espaço para exposição e eventos, a ideia do Boulevard & Foodpark é oferecer ferramentas e apoio técnico para que os autônomos se profissionalizem. “Queremos unir e fortalecer estes profissionais através da realização de cursos de capacitação, eventos e ações que promovam suas atividades”, comenta Carla.
Amanda Negraes, 30 anos, é uma das milhares de pessoas que perderam o emprego na pandemia. Ela trabalhava na iniciativa privada havia sete anos. Com o dinheiro da rescisão, a moradora de Sumaré decidiu reformar a cozinha e investir no que sabe fazer de melhor: brigadeiro. Nascia o seu próprio negócio, o Um Doce de Mãe. “Os primeiros clientes foram os próprios parentes. Todos gostaram e passaram a divulgar para os amigos e em grupos das redes sociais. Hoje já tenho até clientes fixos que fazem encomendas toda semana”, conta.
Em setembro, Amanda passou a vender os seus doces em uma feira de artesanato. A partir de dezembro também estará no Boulevard & Foodpark, onde espera que seu negócio cresça ainda mais.
Foto: Equipe Boulevard & Foodpark.
Crédito: Divulgação.
O FGTS Digital é uma plataforma inovadora que promete simplificar a gestão do Fundo de…
As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil,…
ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras…
Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as…
O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro…
A Zucatoys, fabricante de brinquedos que estimulam as crianças a dar asas à imaginação, apresenta…