VENDAS DE OUTUBRO FICAM POSITIVAS EM RELAÇÃO A OUTUBRO DE 2018 EM CAMPINAS E REGIÃO

De acordo com cálculos do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a partir de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) de outubro de 2019, as vendas do Varejo de Campinas e Região apresentam recuperação de 4,35% frente a setembro deste ano, bem como recuperação de 2,40% frente a outubro de 2018.

Essa melhora foi motivada por dois fatores: a movimentação financeira do Dia das Crianças, que teve uma melhora de 2,25% sobre a mesma data do ano passado, bem como a redução de 0,50 p.p. da Selic, que promoveu uma pequena redução nos juros do mercado, o que incentivou os consumidores a comprarem mais a crédito, o que resultou em uma expansão de cerca de 1,90% nas compras a prazo, em relação ao ano passado.

Inadimplência

A inadimplência em Campinas ficou 1,77% acima em relação ao acumulado do ano (janeiro a outubro) de 2019, apresentando 213.477 carnês /boletos vencidos e não pagos há mais de 60 dias, representando cerca de R$ 153,7 milhões no endividamento dos consumidores de Campinas.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a inadimplência apresentou no período (janeiro a outubro) de 2019, 508.879 carnês vencidos e não pagos há mais de 60 dias, que representa cerca de R$ 366,4 milhões no endividamento dos consumidores da RMC. “A expectativa para as vendas do final do ano está em nível de recuperação da economia, e oferece mais credibilidade aos comerciantes nas vendas do final de ano, que devem superar os 4,50% do ano passado”, acredita o economista da ACIC, Laerte Martins.

 

Foto: Economista da ACIC, Laerte Martins.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

DEPRESSÃO, ESTRESSE E ANSIEDADE ATINGEM A MAIORIA DOS EMPREENDEDORES

No turbulento cenário do empreendedorismo, marcado pelas incessantes buscas por sucesso e inovação, as condições…

8 horas ago

VOKAN CONSOLIDA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

O mercado de aeronaves e embarcações marítimas está em expansão no Brasil, com números excepcionais…

3 dias ago