VENDAS DE OUTUBRO FICAM POSITIVAS EM RELAÇÃO A OUTUBRO DE 2018 EM CAMPINAS E REGIÃO

De acordo com cálculos do Departamento de Economia da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a partir de dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) de outubro de 2019, as vendas do Varejo de Campinas e Região apresentam recuperação de 4,35% frente a setembro deste ano, bem como recuperação de 2,40% frente a outubro de 2018.

Essa melhora foi motivada por dois fatores: a movimentação financeira do Dia das Crianças, que teve uma melhora de 2,25% sobre a mesma data do ano passado, bem como a redução de 0,50 p.p. da Selic, que promoveu uma pequena redução nos juros do mercado, o que incentivou os consumidores a comprarem mais a crédito, o que resultou em uma expansão de cerca de 1,90% nas compras a prazo, em relação ao ano passado.

Inadimplência

A inadimplência em Campinas ficou 1,77% acima em relação ao acumulado do ano (janeiro a outubro) de 2019, apresentando 213.477 carnês /boletos vencidos e não pagos há mais de 60 dias, representando cerca de R$ 153,7 milhões no endividamento dos consumidores de Campinas.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a inadimplência apresentou no período (janeiro a outubro) de 2019, 508.879 carnês vencidos e não pagos há mais de 60 dias, que representa cerca de R$ 366,4 milhões no endividamento dos consumidores da RMC. “A expectativa para as vendas do final do ano está em nível de recuperação da economia, e oferece mais credibilidade aos comerciantes nas vendas do final de ano, que devem superar os 4,50% do ano passado”, acredita o economista da ACIC, Laerte Martins.

 

Foto: Economista da ACIC, Laerte Martins.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn