12 de junho de 2015.
Você, executivo, com
certeza, já ouviu falar de Media Training. Até já deve ter feito, mas você
realmente aproveitou seu treinamento. Sabe para que serve e quando utilizá-lo?
O Media Training nada
mais é que um treinamento para porta vozes. De fundamental importância para que
nenhuma informação seja passada para a imprensa de maneira ineficaz ou, ainda,
errada.
Foi no anos 70 que a atividade de assessoria de comunicação
ganhou espaço no mercado de trabalho no Brasil, quando empresas multinacionais
se instalaram no país e trouxeram do exterior o serviço de comunicação
empresarial.
Já na década de 80,
com a informatização das empresas
jornalísticas, redemocratização política, enxugamento das redações, os jornalistas passaram a trabalhar em empresas
dos setores públicos e privados e o número de agências de comunicação cresceu e
o serviço se consolidou no Brasil.
A assessoria de
imprensa teve seus primórdios nos EUA no início do século XX, com o surgimento
das relações públicas. O jornalista americano Ivy Lee – considerado fundador
das relações públicas, berço da assessoria de comunicação – foi o profissional
que primeiro compreendeu a importância de se trabalhar um bom relacionamento
com a imprensa utilizando atividades de comunicação empresarial.
Em 1906, Lee deixou o
jornalismo e abriu o primeiro escritório de relações públicas em Nova York. Um
de seus primeiros clientes foi o empresário John D. Rockefeller, o mais
impopular homem de negócios dos EUA naquela época.
No Brasil, uma das
ações que marcam o início dos serviços de media training ocorreu nos anos 80, quando a filial
brasileira da multinacional de indústria química Rhodia, lançou seu plano de
comunicação integrada.
Atualmente o media
training está consolidado e é um dos serviços mais importantes na composição
das atividades de assessoria de comunicação. O treinamento pode ter duração de
2 horas até 3 dias, é planejado de acordo com a necessidade de cada cliente e realizado
por um time de primeira, composto por repórteres de veículos de circulação
nacional, fonoaudiólogos, profissionais da área de comunicação corporativa e,
em alguns casos, psicólogos e profissionais especializados em expressão oral.
Sua importância está
ligada à manutenção de um discurso alinhado do porta voz com a política da sua
empresa ou órgão público, ensinar o entrevistados a ter macetes para lidar com
jornalistas, saber como agir em um momento de crise, aproveitar o máximo a
mídia espontânea conquistada, não cometer gafes com os jornalistas, fortalecer
seu relacionamento com a imprensa e tornar-se fonte de referência.
O media training deve
ser feito no início de um trabalho de assessoria de imprensa e após, pelo
menos, uma vez ao ano.
Políticos, Presidentes,
ministros, governadores, deputados, prefeitos, vereadores, secretários, Presidentes
de empresas, CEOs, diretores e gerentes são, geralmente, as pessoas que mais
precisam passar pelo treinamento.
A Tantas Comunicação
é dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e elabora
estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da imagem e
da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas Comunicação
conta com uma equipe de jornalistas e designers especializada em comunicação
empresarial, o que engloba os serviços de Assessoria de Imprensa, Publicações
Customizadas, Comunicação Interna, Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo
Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Juliana Freitas,
sócia na Tantas Comunicação, é jornalista com pós-graduação em Marketing.
juliana@tantas.com.br