VOCÊ PRECISA DE UM MEDIA TRAINING?

12 de junho de 2015.
COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO COM JULIANA FREITAS

Você, executivo, com
certeza, já ouviu falar de Media Training. Até já deve ter feito, mas você
realmente aproveitou seu treinamento. Sabe para que serve e quando utilizá-lo?
O Media Training nada
mais é que um treinamento para porta vozes. De fundamental importância para que
nenhuma informação seja passada para a imprensa de maneira ineficaz ou, ainda,
errada.
Foi no anos 70  que a atividade de assessoria de comunicação
ganhou espaço no mercado de trabalho no Brasil, quando empresas multinacionais
se instalaram no país e trouxeram do exterior o serviço de comunicação
empresarial.
Já na década de 80,
com a  informatização das empresas
jornalísticas, redemocratização política,  enxugamento das redações, os  jornalistas passaram a trabalhar em empresas
dos setores públicos e privados e o número de agências de comunicação cresceu e
o serviço se consolidou no Brasil.
A assessoria de
imprensa teve seus primórdios nos EUA no início do século XX, com o surgimento
das relações públicas. O jornalista americano Ivy Lee – considerado fundador
das relações públicas, berço da assessoria de comunicação – foi o profissional
que primeiro compreendeu a importância de se trabalhar um bom relacionamento
com a imprensa utilizando atividades de comunicação empresarial.
Em 1906, Lee deixou o
jornalismo e abriu o primeiro escritório de relações públicas em Nova York. Um
de seus primeiros clientes foi o empresário John D. Rockefeller, o mais
impopular homem de negócios dos EUA naquela época. 
No Brasil, uma das
ações que marcam o início dos serviços de media training ocorreu nos anos 80, quando a filial
brasileira da multinacional de indústria química Rhodia, lançou seu plano de
comunicação integrada.  
Atualmente o media
training está consolidado e é um dos serviços mais importantes na composição
das atividades de assessoria de comunicação. O treinamento pode ter duração de
2 horas até 3 dias, é planejado de acordo com a necessidade de cada cliente e realizado
por um time de primeira, composto por repórteres de veículos de circulação
nacional, fonoaudiólogos, profissionais da área de comunicação corporativa e,
em alguns casos, psicólogos e profissionais especializados em expressão oral.
Sua importância está
ligada à manutenção de um discurso alinhado do porta voz com a política da sua
empresa ou órgão público, ensinar o entrevistados a ter macetes para lidar com
jornalistas, saber como agir em um momento de crise, aproveitar o máximo a
mídia espontânea conquistada, não cometer gafes com os jornalistas, fortalecer
seu relacionamento com a imprensa e tornar-se fonte de referência.
O media training deve
ser feito no início de um trabalho de assessoria de imprensa e após, pelo
menos, uma vez ao ano.
Políticos, Presidentes,
ministros, governadores, deputados, prefeitos, vereadores, secretários, Presidentes
de empresas, CEOs, diretores e gerentes são, geralmente, as pessoas que mais
precisam passar pelo treinamento.
A Tantas Comunicação
é dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e elabora
estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da imagem e
da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas Comunicação
conta com uma equipe de jornalistas e designers especializada em comunicação
empresarial, o que engloba os serviços de Assessoria de Imprensa, Publicações
Customizadas, Comunicação Interna, Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo
Web. Saiba mais: www.tantas.com.br

Juliana Freitas,
sócia na Tantas Comunicação, é jornalista com pós-graduação em Marketing.
[email protected]
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