O processo de substituição foi iniciado em
2011, quando a mineradora testou os novos materiais e identificou que poderia
quadruplicar a vida útil dos revestimentos. A extensão da durabilidade não foi
o único ganho. Além de precisar ser substituída com maior frequência, a
borracha de pneus – até então utilizada – causava alta turbulência nos chutes,
o que levava a um desgaste desigual das áreas de transferência. Como as placas
de borracha apresentavam desigualdades, as obstruções dos chutes eram outro
problema da operação de peneiramento. A turbulência igualmente projetava o
minério de ferro a ser processado para fora do chute, agregando outra
desvantagem da linha de processamento. “Houve
ganhos significativos com a aplicação do Poly Cer, incluindo a diminuição das
obstruções, pois a nova placa apresenta uma superfície plana que dificilmente
acumula minério. Além de durar quatro
vezes mais que o material anterior, as placas reduziram os eventos surpresa e
as manutenções corretivas”, explica Emanuel Belém, coordenador de Engenharia de
Projetos.
A estrutura criada em 2007 da Zamin Amapá compreende
a mina e planta de processamento em Pedra Branca do Amapari e o porto,
localizado na cidade de Santana. Para unir as duas operações envolvendo produção e carregamento do minério de ferro, a
empresa utiliza a ferrovia de 200 km construída na década de 1950 e que é
cedida no formato de concessão pelo Estado do Amapá.
As soluções de controle de vazão e de
sistemas de automação de processos do segmento de automação atendem às
crescentes necessidades das indústrias clientes da Metso afim de melhorar a
eficiência do processo de produção à medida que as matérias primas e fontes de
energia tornam-se cada vez mais escassas e com custo elevado.
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