BOLSA DE VALORES HUMANOS REALIZA PALESTRA SOBRE NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL

A Associação Bolsa de Valores Humanos (BVH), em parceria com o Instituto Apoio Brasil, realiza neste sábado (08/06), às 8h30 no dia 08 de junho (sábado), a palestra gratuita com o tema “Obtenha imunidade tributária com negócios de impacto  social”, com o especialista em Terceiro Setor, Marcos Rocha.  O evento será realizado na sede da BVH, que ficas na Rua Vital Brasil, 136, no Jd. Bela Vista, em Campinas (SP).

A presidente da BVH, Fernanda Oliveira afirma que o objetivo é mostrar para os empresários e empreendedores como é possível aliar o business aos impactos positivos em prol da comunidade e, em especial, aos projetos da BVH. “Nosso objetivo é envolver maior número de empreendedores que já tem no DNA de sua empresa o negócio social, mas ainda não sabem como podem reverter a carga tributária para projetos de impacto social”, diz.

A palestra também é direcionada aqueles que ainda não sabem como é possível desenvolver o negócio social em sua corporação e formar o maior número de disseminadores da ideia para a sociedade.

Negócios Sociais são empresas que têm a única missão de solucionar um problema social, são autossustentáveis financeiramente e não distribuem dividendos.

Negócios sociais aliam o impacto positivo da filantropia aos meios e sustentabilidade financeira do empreendedorismo. É uma empresa na qual o investidor recupera seu investimento inicial mas o lucro gerado é reinvestido na própria empresa para ampliação do impacto social. O sucesso do negócio não é medido pelo total de lucro gerado em um determinado período, mas sim pelo impacto criado para as pessoas ou para o meio ambiente.

Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006, é o pai do microcrédito e dos negócios sociais. É o fundador do Grameen Bank e de outras 50 empresas em Bangladesh, a maior parte delas como negócios sociais.

Os negócios de impacto social tem movimentado cerca de US$ 60 bilhões em nível global e registrado aumento aproximado de 7% ao ano, segundo levantamento da Ande Brasil (Aspen Network of Development Entrepreneurs), uma rede de empreendedores de países em desenvolvimento (dados de 2018). Ainda de acordo com a entidade, em outra pesquisa feita com a Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), foram alocados US$ 1,3 bilhão em investimentos de impacto na América Latina em 2014 e 2015. O Brasil foi o segundo maior mercado da região.

Segundo  o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no país há 17 milhões de pequenos negócios, que representam 99% do total de empresas brasileiras, 52% dos postos de trabalho e contabilizam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Dentro deste universo,  vem crescendo, nos últimos dez anos, o número de negócios de impacto no Brasil e no mundo.

Um levantamento do Sebrae em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) identificou mais de 800 negócios de impacto social em todo o país.

 

Foto: Palestra do especialista em Terceiro Setor, Marcos Rocha.

Crédito: Divulgação.

 

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