O setor
de frango participou com 16 empresas em uma área de 400 m², onde funcionou
também a galeteria Brazilian Chicken. A União Brasileira de Agricultura
(UBABEF) lançou na feira o novo vídeo da campanha internacional da carne de
frango brasileira, que exalta a alegria brasileira como um dos valores
percebidos pelo consumidor internacional, além da qualidade, da segurança
sanitária e da sustentabilidade. “A Europa é o segundo maior mercado
comprador da carne de frango brasileira, e as empresas que estão na Anuga 2013
são responsáveis por 90 % dessas exportações. Esta é uma feira marcante para
nós, que recebemos também compradores de outras regiões, como o Oriente Médio,
que compra 1/3 do frango brasileiro”, disse Francisco Turra, presidente da
UBABEF.
O setor
de carne bovina também teve uma participação importante na feira, com o número
recorde de 15 empresas. “Nossas exportações estão crescendo e, sendo a
Europa um mercado importante para a carne bovina brasileira, a presença das
empresas sob a marca Brazilian Beef é um reforço indispensável para que o
mercado responda bem às nossas iniciativas”, comentou o diretor da Associação
Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Fernando Sampaio.
“A Europa já foi o maior mercado importador de carne brasileira e
hoje ocupa o terceiro posto no ranking de compradores dos nossos produtos. Com
a conquista de eficientes sistemas de controle sanitário, monitoramento e
rastreabilidade animal, esperamos ampliar nossa participação nesta
região”, complementa o presidente da ABIEC, Antônio Jorge
Camardelli.
Já o
setor de balas e confeitos participou com cinco empresas que apresentaram cerca
de 30 novos produtos. “Estar em feiras como essa estimula as empresas a
inovarem e serem mais competitivas. As vendas externas dessas exportadoras
crescem em média 5% depois da participação em uma feira como a
Anuga”, disse Solange Isidoro, vice-presidente da Associação Brasileira da
Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB). A
entidade também anunciou durante a feira, que o Brasil será o país parceiro da
feira ISM, a ser realizada na Alemanha em janeiro de 2014. “Esta é a maior
feira mundial do setor de balas e confeitos, e o Brasil estará em evidência, o
que abre importantes oportunidades de negócios para nossas empresas”,
comenta Solange.
Joao
Paulo Sattamini, diretor da Brasilbev, trouxe pela primeira vez à feira Anuga o
energético Organique, feito com açai, guaraná e erva-mate. “Já exportamos
o produto para os Estados Unidos, Canadá, China e Japão, e agora queremos
entrar no mercado europeu, a partir da Alemanha, que é o maior consumidor de
orgânicos da Europa”, disse o empresário que também fez contatos com
compradores do Oriente Médio, Rússia e Israel.
A
Bauducco lançou na Anuga uma linha de displays e embalagens de biscoitos
desenvolvida exclusivamente para o mercado europeu, com produtos já preparados
para a disposição no ponto de venda, diminuindo a necessidade de mão de obra.
“Com essa inovação estamos conseguindo vender para grandes distribuidores,
não somente na Europa, mas também no Oriente Médio e na Ásia, clientes com os
quais só conseguimos começar a negociar depois de desenvolver esse tipo
específico de display“, afirma o diretor Edgar Matos.
Um dos
lançamentos da feira foi a bala de frozen iogurte da Dori. A
empresa esteve pela segunda vez na Anuga e espera ampliar o volume
exportado para a Europa e para o Oriente Médio. “As feiras criam a
oportunidade para podermos mostrar o produto, lançar novidades e, principalmente,
fazer contato com novos compradores”, comenta o gerente Carlos Assis.
A cachaça
também foi destaque, degustada em forma de caipirinha, no espaço de
relacionamento do pavilhão brasileiro. O produto foi tema de uma das
mini-palestras realizadas no Boteco. “A cachaça representa a história e a
cultura brasileiras e tem obtido reconhecimento no mercado internacional como
produto tipicamente brasileiro. Hoje, exportamos menos de 1% da produção
nacional, e nosso esforço, juntamente com a Apex-Brasil, é no sentido de
ampliar essa participação”, disse o consultor do Ibrac Jairo Martins.
A indústria da construção abriu 28.666 empregos em março, um crescimento de 1,01% em relação…
O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) regional Campinas, focou em sua…
ARTIGO DE BIANCA BRICIO Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda…
O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar…
A Lumx, pioneira em soluções blockchain para negócios, anuncia seu primeiro hackathon que é o…
O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), passou a receber a partir de abril…